Saltar para o conteúdo principal
 
23/07/2011 - 17h00

Guia explica como empresas podem evitar fraudes e corrupção

da Livraria da Folha

Divulgação
Empresas éticas não toleram práticas enganosas, diz guia
Empresas éticas não toleram práticas enganosas, diz guia

Mais do que nunca, a conduta faz a diferença. Antes vista como bandeira de alguns indivíduos bem intencionados, a ética agora é estratégia para muitas empresas que apostam no sucesso sustentável. Segundo Linda Ferrel e O. C. Ferrel, professores de marketing e empreendimento criativo na Anderson School of Management, da Universidade do Novo México, a questão da ética empresarial saiu dos livros de filosofia e virou prática na direção das organizações, trazendo novas abordagens para os negócios.

Mas, o que é uma empresa ética? No guia "Negócios Éticos" (Publifolha), os dois autores explicam que uma organização ética é aquela que "tem clareza quanto ao que é certo ou errado, de acordo com as expectativas da sociedade". Segundo eles, cada vez mais esse aspecto terá que ser levado em conta pelas empresas. Diferente da ética pessoal, a ética empresarial segue um código que recebe a mesma importância que outros sistemas de gestão de qualidade.

Por exemplo, uma empresa pode assumir o compromisso de não mentir para fornecedores e clientes e não tolerar qualquer descumprimento. Segundo o guia, a partir desse princípio, a empresa vai adotar processos para garantir sua aplicação. Na trilha da ética, as empresas que estão na boa pista concentram-se em princípios coletivos, criam uma cultura ética em todos os níveis de funcionários, têm lideranças fortes e íntegras e transformam essa preocupação ética em um aspecto constante e geral.

A falta de conduta ética já afundou muitas empresas gigantes no mundo. No estudo de caso, o guia traz o escândalo da Enron Corporation, poderoso provedor de energia e de comunicação. Apontada pela revista "Fortune" como "a empresas mais inovadora da América", o problema da imensa dívida da Enron veio à tona em 2001, assim como a notícia de que ela não tinha dinheiro para saldá-la. O "buraco" havia sido ocultado por meio de fraudes contábeis e outras práticas enganosas.

Com gráficos, tabelas e ilustrações, o livro traz também algumas importantes ferramentas para que você estabeleça na sua empresa estratégias pautadas pela responsabilidade, evite fraudes e corrupção e crie canais de comunicação transparente. O guia faz parte de uma lista de publicações sobre técnicas de gestão e temas contemporâneos relativos ao mundo dos negócios, como "Globalização", "Empresas Ecológicas", "Comunicação", "Inovação" e "Revolução Digital".

Siga a Livraria da Folha no Twitter

*

"Negócios Éticos"
Autores: Linda D. Ferrell, O. C. Ferrell
Editora: Publifolha
Páginas: 72
Quanto: R$ 17,91 (preço promocional*)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página