Saltar para o conteúdo principal
 
23/12/2012 - 14h00

Prepare minipanetones para servir de presente no Natal

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro oferece sugestões para diversificar pratos típicos do Natal
Livro oferece sugestões para diversificar pratos típicos do Natal

O clima natalino começa a se fazer presente quando os panetones começam a aparecer no mercado. Símbolo do período, tal qual o Papai Noel e o pinheiro, o pão doce tem muitos fãs e variações. Com frutas cristalizadas, chocolate ou trufado, os recheio e formas de preparo são muitos.

Cozinhe sem segredos com "O Grande Livro dos Ingredientes"
Visite a estante dedicada à Culinária
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Eles também podem servir de lembrança. "200 Receitas Fabulosas para o Natal" ensina a fazer minipanetones, que podem ser aproveitados para presentear os amigos e parentes que vieram para a ceia.

O livro oferece diversas opções para se preparar na noite do dia 24 de dezembro. Pratos típicos, bolos, biscoitos, presentes artesanais e até ideias do que fazer com as sobras do peru estão divididas pelos capítulos.

Astro da refeição, o peru ganha uma atenção especial ainda na introdução. Para quem não sabe como prepará-lo, há dicas de rendimento, tempo de cozimento, ponto correto e como fatiá-lo.

Veja como preparar minipanetones:

*

Minipanetones

Letícia Moreira/Folhapress

Rendimento:
8 unidades

Preparo:
25 minutos, mais o tempo para crescer

Cozimento:
20-25 minutos

Ingredientes:
- 2 colheres (chá) de fermento biológico
- 125 g de açúcar e mais 1 colher (chá)
- 175 ml de leite quente
- 700 g de farinha de trigo
- 4 ovos grandes e mais
- 2 gemas
- 2 colheres (chá) de essência de baunilha
- raspas de 2 limões
- 175 g de manteiga com sal em temperatura ambiente
- 175 g de frutas cristalizadas

Modo de Preparo:
Unte 8 latas ou fôrmas altas de 400 ml e forre-as com papel-manteiga. Unte o papel. Misture o fermento e 1 colher (chá) de açúcar ao leite, numa tigela grande aquecida. Deixe descansar por 10 minutos até ficar espumoso. Misture mais 100 g de farinha. Cubra com filme de PVC e deixe por mais 30 minutos.

Acrescente os ovos e as gemas, o restante da farinha e o açúcar, a essência de baunilha, as raspas de limão e a manteiga. Misture com uma espátula para obter uma massa mole, adicionando um pouco de farinha se ficar grudenta demais. Vire sobre uma superfície enfarinhada e sove até ficar lisa e elástica. Deixe crescer numa tigela untada, coberta com filme de PVC, por 2-4h ou até dobrar de tamanho.

Soque a massa com o punho fechado para liberar o ar e incorpore as frutas cristalizadas. Corte a massa em 8 pedaços e coloque nas latas. Cubra e deixe crescer até quase a borda do papel.

Asse em forno preaquecido a 200ºC por 20-25 minutos, até crescerem e dourarem. Deixe nas fôrmas por 5 minutos e passe para uma grelha para esfriar.

Variação:
Panetone
Molde a massa em 1 bola grande. Coloque numa fôrma redonda de 15 cm de diâmetro untada e forrada com uma dupla camada de papel-manteiga, 10 cm mais alta do que a borda da fôrma. Cubra e deixe crescer. Asse por 15 minutos em forno preaquecido a 200ºC, diminua para 180ºC e asse por mais 40 minutos, até crescer e, ao espetar um palito, este sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos e retire da fôrma.

 
Voltar ao topo da página