Saltar para o conteúdo principal
 
25/12/2012 - 10h00

Saiba o que fazer com as sobras de peru da ceia de Natal

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro oferece sugestões para diversificar pratos típicos do Natal
Livro oferece sugestões para diversificar pratos típicos do Natal

Estrela da ceia de Natal, o peru é largamente consumido nesta época. Ao lado do bacalhau e do tender, é um dos pratos que lembra imediatamente este período festivo. Prepará-lo depende do gosto de cada um, podendo seguir as instruções da embalagem e molhos prontos ou criar sua própria receita.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada às receitas

Fartura também é algo importante para as refeições em família nos dias 24 e 25 de dezembro. É muito comum que sobre comida, sendo um verdadeiro desperdício jogá-la fora. "200 Receitas Fabulosas para o Natal" dedica um capítulo inteiro às sobras do peru.

Sopa de peru e castanha portuguesa, Rigatoni ao pesto com peru, refogado de peru e pimentão, tetrazzini de peru, salada de lentilha e peru, gratinado de peru com amêndoas, peru ao curry, peru à waldorf, torta rústica de peru e sanduíche de peru são as sugestões para reaproveitar a carne nas refeições do dia seguinte.

Veja como preparar a salada de lentinha e peru:

*

Salada de lentilha e peru

Maria do Carmo/Folhapress

Rendimento:
4 porções

Preparo:
10 minutos, mais o tempo para resfriar

Cozimento:
45 minutos

Ingredientes:
- 250 g de lentilha
- 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem, mais um pouco para servir
- 1 cebola picada
- 2 pimentões vermelhos fatiados
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher (chá) de sementes de cominho
- 250 g de cogumelos frescos fatiados
- raspas e suco de 1 limão
- um punhado de salsinha
- 250 g de peru assado em tiras
- sal e pimenta

Modo de Preparo:
Cozinhe a lentilha numa panela grande com água fervente com sal por 35-40 minutos, até ficar al dente. Retire a água e transfira para uma saladeira.

Aqueça o azeite numa frigideira e adicione a cebola e o pimentão. Cozinhe em fogo médio por 15 minutos, até começarem a amolecer. Acrescente o alho e as sementes de cominho e cozinhe por 1 minuto. Junte os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe por mais 2-3 minutos, até ficarem macios.

Misture os legumes com a lentilha ainda morna, as raspas e o suco de limão e adicione o azeite, cobrindo bem. Tempere a gosto. Espere a salada ficar em temperatura ambiente para juntar o peru. Deixe marinar por 30 minutos antes de comer.

Variação:
Salada de peru e penne

Substitua a lentilha por 300 g de macarrão tipo penne cozido al dente.
Retire e passe pela água fria. Prepare os legumes como acima, depois misture ao penne. Junte 250 g de peru, as raspas e o suco de limão e a salsinha. Em vez de temperar com azeite, adicione 5 colheres (sopa) de creme de leite fresco antes de servir.

 
Voltar ao topo da página