Saltar para o conteúdo principal
 
21/01/2011 - 20h38

Professor conta histórias de fraudes e vexames em trabalhos acadêmicos

da Livraria da Folha

Reprodução
Livro contém segredos inconfessáveis, vexames, fraudes e dicas
Livro contém vexames, fraudes, segredos inconfessáveis e dicas

O livro "Histórias Impublicáveis sobre Trabalhos Acadêmicos e Seus Autores" inicia com o aviso: "Nenhum professor, aluno ou colega sofreu maus tratos para elaboração deste trabalho".

Escrito por Efraim Rodrigues, doutor pela Universidade de Harvard e professor adjunto da UEL (Universidade Estadual de Londrina), a publicação traz uma seleção de histórias reunidas ao longo de anos de vida acadêmica e apresentadas com muito bom humor.

"Em uma aula inaugural na pós-graduação da PUC, uma pergunta levou à outra e passei uma tarde inteira contando histórias sobre dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso. Lembrei das minhas próprias inseguranças dos tempos de aluno, e achei que deveria escrever este livro, para que possamos gastar menos tempo em aula falando sobre as regras do jogo e mais tempo jogando", relata o autor.

Ilustrado por Orlando Pedroso, o volume também contém dicas valiosas para evitar as armadilhas da pesquisa científica. Abaixo, leia um trecho do exemplar.

*

Suas ferramentas

Redação
Projeto

Divulgação
Escolher o tema de seu trabalho acadêmico é tão sério quanto a escolha de um cônjuge
Escolher o tema de seu trabalho acadêmico é tão sério quanto a escolha de um cônjuge

Cada um tem seu jeito de projetar o que vai escrever. Uns colocam grandes tópicos em um arquivo digital, outros rabiscam em papel, outros usam fichas.

Independente de qual seja o método que mais lhe agrada, você tem que ter um. Eu sugiro, recomendo, imploro e ordeno (nesta ordem) a todos meus alunos a organização prévia dos seus textos. Poucos, muito poucos, ouvem e daí vêm com aquela maçaroca de idéias desorganizadas mas já belamente formatadas em Times New Roman 12, margem de 2,5 cm e espaço duplo. Não seja teimoso como a maioria. Organizar idéias já é um problema suficientemente grande para uma pessoa, não se meta a fazer isto junto com o problema de comunicar idéias. Pense o que vai dizer antes, e como vai dizer depois.

Tema

A escolha do tema de seu trabalho acadêmico é mais séria do que a escolha de um cônjuge. Casamentos podem ser desfeitos, mas um trabalho acadêmico será seu e você será dele até depois que a morte os separe. Seu trabalho acadêmico é como um filho. Você pode até ter mais que um, mas jamais irá divorciar-se de um deles.

O lugar mais fácil para encontrar um tema para seu trabalho acadêmico é entre suas motivações. O tema capaz de cativar sua atenção por meses ou anos geralmente está entre as várias respostas à pergunta "- O que você quer da vida?" Na hora da escolha do tema, parece haver só dois tipos de aluno. Um que parece não ter gosto pessoal e vem perguntar quais são as áreas "quentes" para seguir. Os professores em geral não gostam de ouvir este tipo de pergunta.

*

"Histórias Impublicáveis sobre Trabalhos Acadêmicos e Seus Autores"
Autor: Efraim Rodrigues
Editora: Planta
Páginas: 156
Quanto: R$ 23,80 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página