Saltar para o conteúdo principal
 
22/01/2012 - 10h00

Controle a hipertensão e o equilíbrio hormonal com vitamina de linhaça

da Livraria da Folha
Texto baseado em informações fornecidas pela editora da obra.

Divulgação
Alimentos podem ajudar a controlar ou prevenir doenças e manter o bem-estar
Alimentos podem ajudar a controlar ou prevenir doenças e manter o bem-estar

Alguns problemas de saúde são facilmente resolvidos com uma melhora da alimentação. Asma, doenças cardíacas e oculares, anemia, má digestão, hipertensão, reumatismo e tantas outras podem ser resolvidas ou amenizadas com uma simples troca de cardápio.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada às receitas

"100 Receitas de Saúde: Alimentos Terapêuticos" oferece opções fáceis de fazer e que realmente funcionam. Cereja, por exemplo, pode melhorar a qualidade do sono, enquanto o alho pode ser de ajuda contra o câncer e doenças cardíacas.

Cada alimento é apresentado de acordo com suas qualidades e efeitos, juntamente com receitas para prepará-los. Os grupos de alimentos também têm suas propriedades discriminadas.

O livro ainda adverte que não é porque um alimento seja medicinal que não irá fazer mal. É preciso prestar atenção a possíveis alergias que eles causem.

Veja como preparar uma receita com linhaça, ideal para controlar a hipertensão e o equilíbrio hormonal:

*

Linhaça

SXC

Eficiente contra a prisão de centre, no controle da hipertensão e para o equilíbrio hormonal, a semente de linhaça é uma verdadeira maravilha.

Repleta de propriedades medicinais, a semente de linhaça tem um alto teor de ácidos graxos essenciais ômega-3, convertidos no organismo em substâncias semelhantes a hormônios, chamadas de prostaglandinas. Essas substâncias são anti-inflamatórias e podem aliviar os sintomas de artrite e asma. Também protegem o coração, reduzindo o colesterol, a hipertensão e a aterosclerose. Além disso, as prostaglandinas auxiliam no emagrecimento por sua ação diurética e estimulante, ajudando a queimar calorias.

Laxante suave
Outra substância presente na linhaça é a mucilagem, um tipo de fibra solúvel que reduz o colesterol, estabiliza a glicemia e alivia a prisão de ventre. Seu efeito laxativo é suave, ajudando a manter o fluxo intestinal.

Combate o câncer de mama
Os benefícios da linhaça não para por aí. Esta semente também é rica em lignanas, substâncias especiais que são convertidas por bactérias da flora intestinal em dois compostos similares aos hormônios, a enterolactona e o enterodiol. Esses compostos auxiliam no combate ao câncer de mama e aliviam os sintomas de fogacho típicos da menopausa.
As propriedades antivirais, bactericidas e antifúngicas contribuem para manter a pele saudável e bonita.

Shake tropical de linhaça

Ingredientes
- 1 colher (sopa) de sementes de linhaça
- 600 ml de suco de abacaxi
- 200 ml de suco de maçã
- 2 kiwis picados
- polpa de 2 maracujás

Modo de preparo
Moa as sementes em moedor de café ou no pilão e bata no liquidificador com os sucos de frutas e o kiwi. Junte a polpa dos maracujás e misture bem. Sirva imediatamente.

*

Alimentos Terapêuticos
Autor: Paula Bartimeus
Editora: Publifolha
Páginas: 128
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página