Saltar para o conteúdo principal
 
17/03/2011 - 18h01

Guia de adestramento mostra como ensinar truques aos cachorros

da Livraria da Folha

Reprodução
Saiba como treinar seu cão de forma divertida e saudável
Saiba como treinar seu cão de forma divertida e saudável

Os cachorros precisam estar sempre em atividade para se manterem felizes e obedientes. Em "Cães: Guia de Adestramento", você vai encontrar dicas para treinar seu animal de estimação de forma divertida.

Os autores apresentam 66 exercícios, desde passatempos para aproveitar o dia até gracinhas fofas que adestram sem que o animal perceba. A obra traz lista dos principais acessórios utilizados, orientações sobre a forma de se comunicar com os cães, maneiras de identificar o potencial de inteligência dos animais e diversas brincadeiras.

O trecho abaixo destaca o uso do petisco como recompensa para ensinar alguns truques.

*

Ensine truques usando petiscos

A maioria dos cães adora comida e fará qualquer coisa por um petisco! Até aqueles que não se importam com agrados ficarão mais entusiasmados quando alimentos de "muito valor" forem usados. Assim como nós, os cães só trabalham se o pagamento valer a pena.

No adestramento, é melhor usar comida "de verdade", pois é muito mais atrativa para os cães. Use alimentos que não se desfaçam e que permaneçam visíveis quando jogados no chão. Eles devem ser cortados em cubos do tamanho da ponta do polegar. Faça o teste dos três segundos: o seu cão consegue - e ele realmente quer - mastigá-lo e engoli-lo em menos de três segundos? Caso contrário, este alimento não servirá para o treinamento. Para que os petiscos deem mais resultado, é importante que o cachorro não tenha se alimentado pouco antes do treinamento. Mas ele não deve estar faminto, pois isso pode transformar a avidez pelo alimento em frustração, ou pior, em agressividade.

Petiscos para adestrar

Para ensinar truques, a comida é usada de duas maneiras. Primeiro, como recompensa: ofereça o petisco assim que o cachorro tiver feito o que pediu, direto na sua mão ou jogando-o para ele. Se ele estiver longe, jogue o petisco, assim você evitará que ele espere a comida sempre da sua mão.

Em segundo lugar, como isca, a comida serve para mostrar a ele o que você quer. Segurando um petisco com as pontas dos dedos perto do seu focinho, ele seguirá sua mão até a posição desejada ou por todo o movimento que estiver ensinando. A posição do focinho determinará a direção do movimento do restante do corpo dele. Por exemplo, se incentivá-lo a erguer o focinho, ele abaixará o traseiro automaticamente, o que será muito útil quando pedir para ele se sentar. Para melhores resultados, pratique com a palma da mão voltada para cima ou para baixo.

Ao mesmo tempo em que é usada como uma técnica, ela é mais efetiva no treinamento com o clicker.

Pontos-chave

  • A isca serve para o cão observar o alimento, não para pegá-lo. Ensine-o a não tentar fazer isso, segurando o petisco com firmeza entre as pontas dos dedos, de modo que o cão apenas sinta o cheiro. Mantenha a mão imóvel e espere até ele parar de tentar morder a isca. No momento em que ele começar a se afastar, dê-lhe o petisco. Repetindo isso, o cão aprenderá que conseguirá o alimento mais facilmente se for paciente.
  • Evite deixar cair farelos no chão, senão o cachorro irá aprender a ir atrás de "brindes", e não de você.
  • Certifique-se de que você tem o melhor alimento do local onde estiverem, assim o cão não sentirá vontade de procurar petiscos em outro lugar.

As recompensas certas

Muitos donos acham que seus cães vão se esforçar apenas se houver comida. Os cachorros muitas vezes são pouco recompensados ou têm seu prêmio retirado muito rapidamente assim que aprendem algo novo. Seja generoso, principalmente no início do adestramento, para que o animal saiba que a dedicação dele está valendo a pena. Conforme ele passar a entender e curtir o truque, comece a diminuir as recompensas, ofereça-as mais aleatoriamente ou peça que ele faça algo mais em troca.

*

" Cães: Guia de Adestramento"
Autores: Justine Harding e Mary Ray
Editora: Publifolha
Páginas: 192
Quanto: R$ 17,91 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página