Saltar para o conteúdo principal
 
14/04/2012 - 11h30

Faça torta de peixe para jantar especial ou do dia a dia

da Livraria da Folha

Divulgação
Autora reuniu mais de 100 receitas simples e rápidas para preparar no jantar do dia a dia
Autora reuniu mais de 100 receitas simples e rápidas para preparar no jantar do dia a dia

A rotina corrida dos tempos modernos faz com que seja difícil sentar-se à mesa e apreciar uma boa refeição. Especialmente se ela tiver sido preparada em casa.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada às receitas

Para que não seja preciso perder muito tempo na cozinha, mas ainda se possa comer com um bom prato, "Jantar - Simples, Prático e Delicioso" oferece mais de cem receitas.

São opções para diferentes situações, seja uma refeição rápida antes de ir ao cinema, um jantar em família ou com os amigos.

Sopas, vegetais, carnes, aves, peixes e massas estão em pratos rápidos ou que exigem um preparo com antecedência, mas sempre se preocupando em dar um toque especial à alimentação noturna.

Veja como preparar torta de peixe:

*

Torta de peixe da Normandia

O hadoque, nesta torta, produz lascas suculentas sem perder a forma. Mas não se sinta limitado, compre o peixe que lhe parecer bom e que esteja dentro do seu orçamento.

Divulgação

Rendimento
6 porções

Ingredientes
Peixe
- 800 g de filés de hadoque com a pele
- 250 ml de leite
- 1 folha de louro
- sal e pimenta-do-reino
- 250 g de vieira com os corais
- 60 g de manteiga sem sal
- 50 g de farinha de trigo
- 150 ml de sidra seca
- 150 g de crème fraîche
- 1 colher (chá) de mostarda Dijon
- 200 g de camarão limpo
- 1 colher (sopa) de alcaparra lavada

Purê
- 1,5 kg de batata descascada e cortada ao meio, se for grande
- 100 g de crème fraîche
- 50 g de manteiga sem sal
- 2 gemas grandes

Modo de preparo
Coloque os filés de hadoque em uma panela grande. Despeje sobre eles o leite, junte a folha de louro, tempere e deixe ferver. Tampe, deixando uma abertura para que o vapor escape, e cozinhe em fogo baixo por 4 minutos. Coe o suco do cozimento em uma tigela e deixe os filés esfriarem. Desmanche-os em lascas o mais grosseiramente possível, descartando a pele. Se o peixe soltar algum líquido enquanto é manuseado, descarte-o.

Retire a cartilagem branca ao lado das vieiras, removendo o músculo que a circunda, destaque e reserve o coral, e fatie cada vieira em 2 ou 3 discos.

Para fazer o béchamel, derreta a manteiga em uma panela média antiaderente, adicione a farinha e deixe ferver por 1 minuto. Aos poucos, acrescente a sidra, o suco do cozimento do peixe, o crème fraîche e a mostarda. Espere levantar fervura, mexendo sempre. Quando ferver, reduza para fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Se a manteiga se separar, basta mexer vigorosamente até que seja reincorporada. Verifique o tempero e, em seguida, junte o hadoque, as vieiras, os camarões, os corais e a alcaparra. Transfira uma forma de aproximadamente 25 cm x 35 cm, que proporciona uma grande superfície para tostar. Deixe esfriar.

Enquanto isso, leve ao fogo uma panela grande com água e sal. Adicione a batata e cozinhe até ficar macia. Escorra e deixe descansar por 1-2 minutos para que a umidade da superfície evapore. Passe por um espremedor de legumes ou por uma peneira e reserve. Aqueça o crème fraîche com a manteiga em uma panela, tempere e junte o purê, batendo bem; a seguir, acrescente as gemas. Espalhe esse purê sobre a mistura de peixe no refratário e use um garfo para fazer sulcos na superfície.

Para finalizar, preaqueça o forno a 200°C e asse a torta por 35-40 minutos, até ficar firme e dourada na superfície.

*

"Jantar - Simples, Prático e Delicioso"
Autor: Annie Bell
Editora: Larousse
Páginas: 192
Quanto: R$ 46,75 (preço promocional*)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página