Saltar para o conteúdo principal
 
03/04/2011 - 15h11

Livro "Ultraje a Rigor" vem com letras e fotos curiosas

FABIANA SERAGUSA
especial para a Livraria da Folha

A música "Inútil" nasceu no banheiro, em 1982, quando Roger Moreira resolveu cantarolar e explorar a sonoridade da palavra que virou título. Depois, foi uma declaração de Pelé ("os brasileiros não estão preparados para votar") que inspirou parte dos outros versos.

No livro "Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia" (Belas Letras), que chega às lojas em 25 de abril, dá para garimpar diversos outros detalhes da carreira da banda, além de ver fotos um tanto quanto curiosas.

Como a de 1987, logo após apresentação no programa do Chacrinha, onde Maurício, Roger e Serginho Serra aparecem de batom, blush e olhos bem maquiados.

João Caldas/Folhapress
Foto de 1985 (foto) é a capa do livro do "Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia"
Foto de 1985 (foto) é a capa do livro do "Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia"

A biografia também vem cheia de letras de músicas, reunidas em 352 páginas coloridas que mostram os quase 30 anos do grupo. Dá para eleger o período mais interessante? O vocalista Roger diz que o destaque é justamente a história toda e como eles se mantiveram coerentes. "Até no nome, Ultraje a Rigor, que foi escolhido por acreditarmos que nos definia bem, debochados, divertidos, mas também sérios no que fazíamos", conta.

Ah, e quem se lembra daquele show surpresa que a banda fez na marquise do shopping Top Center, na Paulista, que causou grande congestionamento em março de 1987? Está no livro, documentado com depoimentos e fotos.

Divulgação
Multidão invade avenida Paulista para assistir ao show surpresa do Ultraje a Rigor, em 1987
Na foto, página do livro que mostra multidão na avenida Paulista para assistir ao show do Ultraje a Rigor, em 1987

Será que eles pensam em repetir a dose? "Não, embora tenha sido muito divertido e bacana de fazer. Mas, como você sabe, 'a história só se repete como farsa'", responde o vocalista, que confirmou, na última sexta-feira (25), a participação do Ultraje no novo programa de Danilo Gentili, que estreia em maio na Band.

Divulgação
Livro mostra foto dos integrantes vestidos de mulher, após apresentação no Chacrinha, em 1987
Livro mostra foto dos integrantes vestidos de mulher, após apresentação no Chacrinha, em 1987

Autora "do rock"

Quando a jornalista Andréa Ascenção resolveu escrever um livro, em 2007, já sabia que seria sobre rock. Depois de notar que o Ultraje ainda não tinha uma biografia, decidiu que seu tema seria "a banda representante do rock nacional, que se tornou atemporal".

A autora paulistana, de 24 anos, destaca o "humor sensacional" do grupo como diferencial. "A visão de mundo pode até ser bastante parecida com a de outros artistas, mas a forma como a expressam em letra e melodia é muito particular, e eu me identifico com ela", conta.

*

"Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia"
Autora: Andréa Ascenção
Editora: Belas Letras
Páginas: 352
Quanto: R$ 49,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página