Saltar para o conteúdo principal
 
07/04/2011 - 19h00

Romance de Goethe causa suicídios na sociedade alemã no séc. 18

da Livraria da Folha

Divulgação
"Os Sofrimentos do Jovem Werther" provocou angústia na sociedade
"Os Sofrimentos do Jovem Werther" provocou angústia na sociedade

Johann Wolfgang Goethe (1749-1832) é um dos escritores mais importantes de todos os tempos, tendo influenciado diretamente com suas obras a prosa universal e o comportamento da sociedade.

Em 1774, com o lançamento de "Os Sofrimentos do Jovem Werther", Goethe alcançou algumas proezas dignas de nota. O autor estruturou de uma forma original um romance devastador, profundo, onde por meio das cartas do personagem principal, se acompanhava a angústia do narrador crescer a cada desencontro e encontro com sua amada.

Devido ao tom real do texto, o tradutor da obra, Marcelo Backes, conta na introdução do livro que "Werther foi um testemunho de como a literatura tinha poder de agir na sociedade. Não foram poucos os suicídios atribuídos ao romance. O bispo, Lorde Bristol, chegou a acusar Werther de ser uma obra imoral, que levava os jovens a se suicidarem."

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Outro fato interessante que cerca a obra, escrita em apenas quatro semanas, e que Goethe adorava divulgar, foi que Napoleão Bonaparte admirava muito a história, tendo-a lida sete vezes e ser item obrigatório em sua biblioteca de Campanha.

O curioso, como descreve Backes, foi que os personagens chegaram a se encontrar, e o imperador francês convidou Goethe para uma visita. Mas como na época a França havia invadido a Alemanha, o escritor não estava lá muito feliz, e nunca mais voltou a encontrá-lo.

Com 216 páginas (consideradas poucas para os leitores da época), o romance vale ser lido e conhecido por qualquer apaixonado por literatura. Outra obra de importância universal do mesmo autor é a tragédia "Fausto".

*

"Os Sofrimentos do Jovem Werther"
Autor: Johann Goethe
Editora: L&PM
Páginas: 216
Quanto: R$ 10,80 (preço promocional por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página