Saltar para o conteúdo principal
 
11/04/2011 - 16h00

Martha Medeiros narra profunda relação entre duas mulheres

da Livraria da Folha

Divulgação
Relação entre duas mulheres diferentes - nas origens e medos
Relação entre duas mulheres diferentes - nas origens e medos

A cronista e escritora Martha Medeiros foi construindo sua fama por meio de textos modernos e objetivos, muitas vezes com temática feminina, mas sem cair no discurso comum ou distribuindo opiniões "bonitinhas" sobre encontrar o príncipe de sua vida.

No livro "Selma e Sinatra", a autora gaúcha se experimenta tocar em um tema bastante atual, a falta de autoconhecimento e o interesse pela vida dos outros, e que visto com olhos mais cuidadosos serve como metáfora de todas as relações humanas. Algo que diz respeito ao íntimo de cada um, onde frustrações e reconhecimento ganham destaque em uma sociedade superficial.

Cicero Rodrigues/Divulgação
Textos de Martha Medeiros mexem com emoções
Textos de Martha Medeiros mexem com emoções

A história acompanha o encontro de Selma e Guta, mulheres com percursos e tempos diferentes, juntas, contudo, para encontrarem respostas aos seus desejos, às questões que nem elas próprias haviam se atentado terem sido formuladas.

Selma foi uma cantora de prestígio e que marcou época. E Guta é uma jornalista bem-sucedida, mas que precisa experimentar a glória. "Já não se conformava com elogios afetuosos. Não lhe servia o rótulo de promessa. Precisava solidificar sua carreira."

A oportunidade batia à porta. Dos encontros, o sucesso e o fracasso estavam postados para se manifestar. Uma falsa intimidade precisava ser criada. De confiança. "De um lado, uma mulher que deseja contar. De outro, uma mulher que precisa saber."

Arte
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

A princípio, a vida perfeita da cantora e sua negativa em cutucar o passado estabelecem um clima psicanalítico na obra, tantas vezes requisitado pela autora, ao destacar a importância da escuta, das palavras, dos detalhes que escapam.

Martha Medeiros mostra nutrir simpatia pelas emoções inconscientes e suas manifestações, pois o tema também aparece em "Divã", seu primeiro romance, tendo sido adaptado para as telonas como Lilian Cabral no papel principal.

Em "Selma e Sinatra", as entrevistas para escrever a biografia de uma importante cantora brasileira tornam-se confessionários das almas, e que desafiam a coragem de cada uma reconhecer o que, afinal, quer da vida.

*

"Selma e Sinatra"
Autora: Martha Medeiros
Editora: Objetiva
Páginas: 132
Quanto: R$ 12,90 (preço promocional por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página