'Quem Matou...' analisa romance policial nas novelas brasileiras
da Livraria da Folha
Claudino Mayer analisa no livro "Quem Matou..." as tramas policiais na história da telenovela brasileira, que mexem e prendem o público no sofá de segunda a sábado e provocam pulos nos índices de audiência e muitas unhas roídas.
A pesquisa rende observações precisas sobre a cultura e os costumes da cultura brasileira, a começar por roupas, cabelos e gírias dos principais personagens quase instantaneamente incorporadas no cotidiano. "Quando as telenovelas vão embora, fica-nos a saudade e a vontade de algum dia rever aqueles personagens inesquecíveis com quem convivemos por mais de seis meses", escreve Mayer.
Divulgação |
![]() |
Orelha da obra é assinada pela dramaturga Maria Adelaide Amaral |
Na edição, o autor enfoca a prosa em três grandes clássicos: "O Astro" (77/78), "Vale Tudo" (88/89) e "A Próxima Vítima" (95), e o leitor acompanha toda a construção na criação do roteiro, escolha das músicas, atores, a participação e opinião do público, e tudo o mais que contribuiu no sucesso das novelas.
O livro ainda resgata no tempo a importância dos folhetins, das histórias dramáticas que circulavam pela França, por volta de 1830, e abriram portas para um novo mercado. Relembra as primeiras produções da TV Tupi, o primeiro beijo entre os atores Vida Alves e Walter Forster e o crescimento nas vendas dos aparelhos televisivos na década de 1960 até sua popularização total.
Do mesmo modo, para analisar a construção do gênero do romance policial investiga as obras de Sherlock Holmes, Edgar Allan Poe, Agatha Christie, entre outros, ao mesmo tempo em que traça um paralelo com os personagens das novelas brasileiras.
Mayer também comenta sobre o despertar do público televisivo pelos crimes reais, e como isso influenciou nos roteiros de TV, dados estatísticos de audiência, ficha técnica das três novelas escolhidas e estudo do conteúdo e trama e entrevistas com os autores Janete Clair, Leonor Bassères e Silvio de Abreu.
*
"Quem Matou..."
Autor: Claudino Mayer
Editora: Annablume
Páginas: 234
Quanto: R$ 34,00 (preço promocional*)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.
Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.
Leia mais
- Se você tem cem amigos no Facebook, um pode ser psicopata, diz livro
- Seriado "Dexter" já inspirou serial killer no Brasil
- "501 Crimes Mais Notórios" desmembra histórias reais
- Conto de Holmes ganha ilustrações em versão infantil
- Presidiárias são mais propensas a relação homoerótica, diz Varella
Especial
- Leia todas as reportagens publicadas diariamente na Livraria da Folha
- Veja o que já foi publicado sobre violência na Livraria da Folha
Livraria