"O Brasil que Veio da África" apresenta tema da escravidão para crianças
da Livraria da Folha
Divulgação |
![]() |
"O Brasil que Veio da África" narra saga de rei africano traído por colegas |
"O Brasil que Veio da África" reúne a contadora de histórias Arlene Holanda e o ilustrador Maurício Veneza, e juntos, resgatam as tradições orais para apresentar as raízes de nossa nação.
O conto destaca o espírito livre de seus personagens, um rei africano e seus amigos, e a eterna luta por justiça, o amor pela natureza, o árduo trabalho para alimentar a família e a bondade com o próximo.
A obra serve como uma forma de introduzir o tema da escravidão e a ganância do homem. Com o andar da história, as crianças podem acompanhar como a cobiça pode ser perigosa e cruel, e que por muito tempo os negros sofreram com o racismo e traições do próprio povo.
É claro que a história também mostra o lado bom das coisas, a superação e união dos que querem o bem e simplesmente viver em paz.
Em "O Brasil que Veio da África", o leitor encontra no final do livro um glossário com palavras como lundu (gênero musical) e miçanga (bijuterias de matérias variadas), além de pequenos textos complementares explicando as manifestações culturais, religião e o tráfico negreiro.