Tudo o que você gostaria de saber sobre Freud
FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha
Graças ao impacto que seu pensamento causou no século 20, Sigmund Freud (1856-1939) é muitas vezes comparado a Darwin (1809-1882), Marx (1818-1883) e, até mesmo, Copérnico (1473-1543). Independentemente da validade científica, a influência das teorias do Mestre de Viena em filmes, livros ou conversas cotidianas é notória e inegável. Termos como complexo de Édipo, ego e superego há muito saíram dos redutos acadêmicos e se tornaram parte do vocabulário popular. "Freud explica" virou chavão. Freud é pop.
A figura histórica do pai da psicanálise provoca tanta curiosidade quanto os seus conceitos. Se você clicou nesta notinha, acaba de colaborar com a afirmação acima. O cineasta norte-americano John Huston (1906-1987), como boa parte de nós, também se interessava pelo médico.
Reprodução |
![]() |
Caixa com dois DVDs traz o filme em versão integral e muitos extras |
O clássico filme de Huston, "Freud, Além da Alma", foi finalmente disponibilizado no mercado pela Versátil Filmes. De sua graduação em medicina aos primeiros esboços da psicanálise, o roteiro relaciona as suas suposições sobre o inconsciente às experiências pessoais. Outros personagens relevantes ao desenvolvimento das teses e suas influências, como Charcot (1825-1893) e Breuer (1842-1925), enriquecem o longa-metragem. Uma introdução aos leigos e um deleite para os especialistas.
A cinebiografia --indicada ao Oscar em 1963, como melhor trilha sonora e roteiro original, e, no mesmo ano, ao Urso de Ouro e ao Globo de Ouro-- acompanha o documentário "Freud em Viena" e um depoimento do professor Renato Mezan, doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de "Freud: A Trama dos Conceitos".
Roteiro para um Filme
Publicado com o subtítulo "Roteiro para um Filme", o livro "Freud, Além da Alma" ("Le Scénario Freud", no original), foi escrito pelo filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980), famoso existencialista, romancista e ativista político.
A biografia, que reconstrói os relacionamentos e as descobertas fundamentais para a psicanálise, foi usada como base para o roteiro do filme. Contudo, o resultado das gravações desagradou Sartre. O pensador francês exigiu a retirada de seu nome dos créditos.
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Leia mais
- "O Livro Negro da Psicanálise" questiona inverdades sustentadas por Freud
- Faceta obsessiva do pai da psicanálise revela-se em "Deuses de Freud"
- Motivações de crimes paranoicos podem ocorrer por coisas fúteis
- Cada criança deve superar o édipo para acessar a sexualidade adulta
- Há relação entre paranoia e homossexualidade, diz Freud
Especial
- Leia todas as reportagens publicadas diariamente na Livraria da Folha
- Veja o que já foi publicado sobre Freud na Livraria da Folha
- Acervo Folha narra história da psicanálise no país
Livraria