Saltar para o conteúdo principal
 
11/05/2011 - 11h10

"O Limpador de Placas" descobre curiosidades a cada nova esquina

da Livraria da Folha

Divulgação
Histórias e descobertas a partir da observação dos nomes das placas
Histórias e descobertas a partir da observação dos nomes das placas

Em "O Limpador de Placas", os autores Antoni Boratynski e Monika Feth mostram como um ideia tão simples e pensada a partir de nosso cotidiano pode se transformar em uma rica história de cultura e aprendizado.

O texto narra a comovente história de um rapaz humilde, trabalhador e feliz. Seu peculiar trabalho, como o título indica, é de limpador de placas de ruas, e ele gostava muito do que fazia.

Até que certo dia, após terminar uma das faxinas, observa uma mãe e seu pequenino filho lendo o nome da rua em questão: "Guimarães Rosa". O garoto, esperto que era, logo deduziu que por aquelas imediações era o bairro dos jardins, dado ao "Rosa" lido.

A dedução provocou certa graça na mãe e no rapaz, e despertou dessa vez, a sua própria curiosidade, pois, afinal, ele que diariamente encontrava-se com tantos nomes, não havia se atentado ainda em descobrir quem eram os personagens que davam nomes às placas.

Eram escritores, generais, aventureiros ou trabalhadores? O rapaz começa a estudar e descobrir milhões de histórias e novidades a partir dos nomes lidos, conhecendo lembranças de famílias e fatos que modificaram e construíram o passado do país.

A brincadeira do texto é apresentar a criança para o próprio mundo desde cedo. Ávidas por conhecimento, existe tanto para se ensinar e aprender a cada esquina, que às vezes passa despercebido.

E entre tantas esquinas das grandes cidades, estações de metrô e praças, existem muitas lembranças para serem recordadas.

*

"O Limpador de Placas"
Autores: Antoni Boratynski e Monika Feth
Editora: Brinquebooks
Páginas: 32
Quanto: R$ 30,50
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página