Saltar para o conteúdo principal
 
24/05/2011 - 08h00

Saia do básico e inove com rolinho primavera vietnamita

da Livraria da Folha

A culinária do Oriente é tão rica quanto sua cultura. É um erro somente associar suas receitas ao Japão ou China, afinal, Índia, Tailândia e Vietnã também adicionam, e muito, às cores, sabores e temperos.

No livro "Sabores do Oriente", o leitor descobre toda a diversidade dessa maravilhosa gastronomia, e entra em contato com uma fusão de ingredientes única e que pode, num primeiro momento, até assustar. Mas a cada página e tentativa, os ingredientes começam a fazer parte de seu cotidiano, e o conquistam de vez.

Reprodução
Rolinhos primavera podem ser incrementados com diferentes recheios
Rolinhos primavera podem ser incrementados com diferentes recheios

*

Ingredientes
30 g de macarrão cabelo de anjo feito com massa de feijão
1 colher (sopa) de cogumelo orelha de pau (kikurage)
¾ de xícara de cebola picada torcida com gaze para secar
¼ de xícara de cenoura ralada torcida com gaze para secar
½ xícara de cebola verde em fatias fininhas
1 ovo
2 colheres (sopa) de molho de peixe
1 ½ colher (chá) de alho picado
½ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de açúcar
½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
225g de carne de caranguejo escolhida
275g de carne de porco moída ou lombo de porco picado
2 colheres (sopa) de amido de milho
1/3 de xícara de água
15 folhas de massa para rolinho primavera
1 litro de óleo de milho para fritar
1 xícara de Molho vietnamita

Divulgação
Rolinho vietnamita leva legumes e cogumelos envoltos com molho tradicional vietnamita
Rolinho vietnamita leva legumes e cogumelos envoltos com molho tradicional vietnamita

Molho Vietnamita
6 pimentas-malaguetas ou a gosto
2 dentes de alho em fatias finas
6 colheres (sopa) de açúcar
1 1/3 de xícara de água morna
3 colheres (sopa) de suco de limão
½ xícara mais duas colheres (sopa) de molho de peixe
¼ de xícara de cenoura em fatias finas para decorar (opcional)

Corte as pimentas em anéis bem finos. Reserve 1/3 para decorar. Coloque o restante da pimenta, o alho e o açúcar em um pilão e amasse até obter uma pasta úmida. Disponha numa tigela pequena e acrescente a água, o suco de limão e o molho de peixe. Misture bem para dissolver. Junte a pimenta reservada. E a cenoura, caso a esteja usando. Deixe descansar por 10 minutos antes de servir para mesclar os sabores.

Modo de preparo
Deixe o macarrão de molho em água quente por 30 minutos e escorra. Corte em pedaços de 1cm (deve render 1 ½ xícara). Deixe o cogumelo de molho em água quente por 30 minutos e escorra. Corte as pontas dos cabos e pique o cogumelo grosseiramente.

Em uma tigela, misture o macarrão, o cogumelo, a cebola, a cenoura e a cebolinha. Reserve. Em outra tigela grande, bata o ovo; depois junte o molho de peixe, o alho, o sal, o açúcar e a pimenta-do-reino.

Adicione a carne de caranguejo e a de porco e desmanche-as com um garfo para misturar bem. Não mexa demais. Junte a mistura de macarrão e mexa para integrar. Reserve.

Em uma panela pequena, misture o amido de milho e a água. Deixe ferver em fogo alto, mexendo sempre para evitar que grude. Se a mistura estiver muito grossa, acrescente água. Essa é a "cola" que vai fechar o rolinho. Espere esfriar até chegar à temperatura ambiente.

Corte as folhas de massa ao meio pela diagonal. Você terá dois triângulos de tamanhos iguais. Começando com o lado maior na sua direção, coloque duas colheres (sopa) de recheio na parte do fundo do triângulo. Com os dedos, molde o recheio em um cilindro de 5cm x 2,5cm.

Dobre os dois lados da massa para dentro e enrole para fechar. Passe um pouco da mistura de amido de milho na beirada (sem exagero) e feche o rolinho. Reserve enquanto preparar os outros. Não empilhe.

Para fritar, preaqueça uma wok grande em fogo médio-alto. Quando estiver quente, coloque o óleo e aqueça até chegar a 160°. Disponha os rolinhos no óleo com cuidado. Deve haver óleo suficiente para cobrir inteiramente os rolinhos, que precisam flutuar sem encostar na wok. Frite aos poucos para que os rolinhos não se amontoem.

Frite os rolinhos por 3 a 4 minutos de cada lado, virando sempre até ficarem dourados e crocantes. Se dourarem antes disso, abaixe o fogo, pois o óleo deve estar quente demais. Tire os rolinhos do óleo e escorra-os em papel-toalha. Sirva imediatamente com o molho vietnamita e a salada de mesa.

*

Sabores do Oriente
Autor: Mai Pham
Editora: Publifolha
Páginas: 272
Quanto: R$ 69,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página