Saltar para o conteúdo principal
 
14/06/2011 - 19h00

Marquesa de Santos foi esfaqueada pelo marido; veja livro

da Livraria da Folha

Domitília de Castro Canto e Mello, a marquesa de Santos, não era uma beldade. Sua fama atravessou quase dois séculos graças, principalmente, a seu caso extraconjugal com o imperador d. Pedro 1º. Ela se envolveu em diversos escândalos e, por sua infidelidade, chegou a ser agredida pelo marido.

Divulgação
Livro investiga a sexualidade e erotismo na história do Brasil
Livro investiga a sexualidade e erotismo na história do Brasil

"Certo pendor para a gordura, três partos, cicatrizes, um rosto fino e comprido, aceso pelo olhar moreno. Domitília, mãe de três filhos e acusada de adultério, foi esfaqueada pelo marido quando voltava às escondidas para casa. Toda a cidade conhecia as escapadelas da futura marquesa. A fama envergonhava sua família", conta Mary del Priore em "Histórias Íntimas".

A autora aponta que esse foi um período de devassidão e hipocrisia. "A história de amantes prolonga, sem dúvida, um movimento que existia há séculos. A diferença é que a simples relação de dominação --como a que houve entre senhores e escravas durante o período colonial-- deu lugar a uma relação venal, que o cinismo do século tingiu de cores da respeitabilidade. Por vezes, até apimentou com sentimentos. E o exemplo vinha de cima."

A conduta do primeiro imperador também não era aprovada. Os Andrada, principalmente o "bom de copo" José Bonifácio, pensavam que a libertinagem comprometia a imagem internacional do país.

Mary também assina "Ancestrais: Uma Introdução à História da África Atlântica", "A Família no Brasil Colonial", "500 Anos Brasil: Histórias e Reflexões, "Festas e Utopias no Brasil Colonial" e "Matar para Não Morrer" já venceu duas vezes o prêmio Casa Grande & Senzala e um Jabuti por obra de relevo em ciências sociais.

Siga a Livraria da Folha no Twitter

*

"Histórias Íntimas"
Autor: Mary Del Priore
Editora: Planeta
Páginas: 256
Quanto: R$ 25,42 (preço promocional, válido por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página