Saltar para o conteúdo principal
 
25/09/2011 - 13h00

Fuja de gafes, sorria e aprenda termos lusos com Mario Prata

da Livraria da Folha

Divulgação
Mario Prata ensina peculiaridades lusitanas em dicionário informal
Mario Prata ensina peculiaridades lusitanas em dicionário informal
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Entrar na bicha quer dizer pegar a fila. Guardar o anel na boceta significa colocá-lo em uma caixinha. Estar dorido é o mesmo que sentir-se dolorido.

Mario Prata utiliza a experiência de ter morado durante dois anos em terras lusas, e o típico humor leve de seus escritos, para "traduzir" o português de Portugal em "Schifaizfavoire: Dicionário de Português" (Planeta, 2011).

O autor mineiro usa seu talento como cronista em verbetes que explicam os significados de palavras portuguesas não existentes no Brasil, assim como aquelas que são parecidas, mas têm sentidos divergentes.

Monte sua estante com livros de Mario Prata

Publicada pela primeira vez em 1993, a obra ganha, este mês, nova edição atualizada e ampliada para 600 verbetes.

Veja alguns trechos, escape de mal-entendidos e confira se algumas diferenças do idioma não são piada (ou engraçadas, no "português brasileiro").

*

Grelo
É uma verdura, muito boa, usada principalmente em sopas. Uma sopa de grelos como entrada sempre cai bem. Depois de uma sopa de grelos, recomendo uma boa punheta. Mas punheta, uma só, que pode ser indigesto.

Guarnecida
Nos cardápios você vai ver vários pratos com o complemento guarnecidos. Carne guarnecida, peixe guarnecido etc. Significa simplesmente com batatas.

Impedido
Nada a ver com futebol, onde impedido é fora-de-jogo. Impedido em Portugal é quando o telefone está ocupado.

Infantário
A primeira vista pode parecer um campo de concentração de crianças. Sob certo aspecto, é isso mesmo: jardim de infância.

Meia-de-leite
Parece doce, mas não é. Meia-de-leite é a nossa média de café com leite. Mas, ao pedir, peça meia-de-máquina, senão vem com café feito anteriormente. Mais ou menos como no Brasil.

Punheta
Punheta de bacalhau. Excelente iguaria da cozinha nativa. Trata-se de um bacalhau cru desfiado à mão. Com uma cervejinha bem gelada, é o que há.

*

"Schifaizfavoire: Dicionário de Português"
Autor: Mário Prata
Editora: Planeta
Páginas: 208
Quanto: R$ 21,90 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página