Saltar para o conteúdo principal
 
06/07/2011 - 14h00

Homenageado da Flip, Oswald merece mais consumo do público

MARCELO JUCÁ
da Livraria da Folha

Oswald de Andrade é o grande homenageado da edição de 2011 da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Poeta, escritor, modernista e um dos principais nomes frente à importante "Semana de 22", é autor de ensaios e manifestos que influenciaram gerações, e até hoje toca e desperta um sentimento plural no debate e na formação artística da cultura brasileira.

Divulgação
Escritor Oswald de Andrade em foto de 1928
Escritor Oswald de Andrade em foto de 1928
Divulgação
"Patuscada ou revolução estética?", questões modernas ainda hoje
"Patuscada ou revolução estética?", questões modernas ainda hoje

Para destacar ainda mais a importância desse curioso personagem tropical, a Livraria da Folha conversou com a escritora e jornalista Márcia Camargos, doutora em História Social pela USP e autora do livro "Semana de 22 - Entre Vaias e Aplausos" (Boitempo Editorial), onde analisa os acontecimentos da época, os ideiais de seus intelectuais e o que daquela faísca antropofágica ficou para as novas gerações.

Divulgação
Marcia Camargos
Marcia Camargos

Para Camargos, Oswald é mais conhecido ainda como personagem, intelectual, do que, de fato, como o grande escritor e poeta que foi. Na conversa, a escritora fala sobre essa "falha" cultural.

Entre os livros de Oswald que merecem ser descobertos, é recomendada a leitura de "Um Homem sem Profissão", "Ponta de Lança", "A Utopia Antropofágica" e "Pau-Brasil", todos disponíveis na Livraria da Folha.

Ouça entrevista e a autora lendo um trecho de seu livro "Semana de 22 - Entre Vaias e Aplausos" .

*

Na primeira parte, Camargos comenta a importância da homeganem da Flip a Oswald de Andrade, e destaca que a grandeza de toda sua produção artística ficou "de lado" por conta do próprio personagem, tão insinuante e voraz, e acredita que com essa edição as pessoas se interessarão mais em consumir e conhecer a fundo a obra desse grande intelectual.

Marcia 1

Acompanhe a leitura de um trecho do livro Marcia Camargos, "Semana de 22 - Entre Vaias e Aplausos".

Marcia 2

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

*

"Semana de 22 - Entre Vaias e Aplausos"
Autora: Marcia Camargos
Editora: Boitempo
Quanto: R$ 32,00
Páginas: 184
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página