Saltar para o conteúdo principal
 
06/07/2011 - 17h00

Conheça o principal crítico literário do país, Antonio Candido

da Livraria da Folha

Antonio Candido é o principal pensador da literatura brasileira vivo. Formado em sociologia, o intelectual abrirá a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), nesta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro.

O autor é um dos responsáveis por levar a perspectiva sociológica para as análises e para os ensaios literários, uma visão que insere a obra e o criador no contexto social em que vieram à tona. Por esse viés, a leitura torna-se rica, com desdobramentos para a realidade do momento em que o texto foi escrito.

Tuca Vieira - 4.nov.2004/Folhapress
O crítico literário Antonio Candido, em foto de 2004; intelectual abre a Flip nesta terça-feira
O crítico literário Antonio Candido, em foto de 2004; intelectual abre a Flip nesta terça-feira

Da mesma geração que Florestan Fernandes (1920-95), Candido foi um dos pioneiros da USP. Influenciou o pensamento de intelectuais como Fernando Henrique Cardoso, Roberto Schwarz e Davi Arrigucci Jr. Ativo politicamente, militou em movimentos de esquerda e participou da fundação do PT (Partido dos Trabalhadores).

Obras de Antonio Candido com 15% de desconto

Em seus ensaios, o intelectual analisou algumas das principais obras e autores brasileiros, assim como as características da sociedade em que surgiram. Produziu uma inédita e imprescindível historicização da produção ficcional do país desde suas primeiras letras.

Um de seus estudos mais famosos, "Dialética da Malandragem", presente no livro "O Discurso e a Cidade" (Ouro Sobre Azul, 2010), analisa a obra "Memórias de um Sargento de Mílicias", de Manuel Antônio de Almeida.

Em "Formação da Literatura Brasileira" (Ouro Sobre Azul, 2006), Candido compôs uma obra que se tornaria um dos cânones sobre a literatura do país. O volume se debruça sobre os períodos do arcadismo e do romantismo, segundo o autor, decisivos na construção de nosso sistema literário.

Outra obra do pensador que recebe destaque é a série "Presença da Literatura Brasileira: História e Antologia", produzida em parceria com José Aderaldo Castello. Com os volumes "Das Origens ao Realismo" (Bertrand Brasil), "Do Romantismo ao Simbolismo" (esgotado) e "Modernismo" (Bertrand Brasil), o trabalho cria uma história da literatura do país recheada com trechos das obras e autores mais significativos.

Monte sua estante com obras de Antonio Candido

 
Voltar ao topo da página