Saltar para o conteúdo principal
 
07/07/2011 - 19h00

Pondé expõe dilemas do catolicismo e reações do Vaticano

da Livraria da Folha

Em "O Catolicismo Hoje", Luiz Felipe Pondé avalia os dilemas e as reações da Igreja Católica no século 21. Com o avanço do islamismo e das religiões neopentecostais, o Vaticano testemunha uma evasão de fiéis no mundo todo.

Divulgação
Pondé nos coloca diante das questões da maior instituição religiosa do Brasil
Pondé nos coloca diante das questões da instituição religiosa

O livro reflete sobre conflitos ideológicos, como o avanço do direito dos homossexuais e o papel da mulher, e examina como acusações de pedofilia atingem a imagem dos sacerdotes.

A internet e redes sociais conectadas apresentam outro desafio à modernização católica. Segundo o autor, "os especialistas todos se preocupam com as mudanças que o mundo enfrentará com o advento das redes sociais. Ferramenta normalmente associada à democracia por dar ao indivíduo poder de ter opiniões e passá-las aos demais (fazendo de todo cidadão uma mídia), as redes sociais são um instrumento vertiginoso de mobilização social --basta lembrarmos o caso das 'revoluções árabes' no início de 2011."

Pondé participa da Flip 2011. Nesta quinta-feira (7) compartilha ideias como Miguel Nicolelis na mesa "O Humano Além do Mundo". Além do doutorado em filosofia pela USP (Universidade de São Paulo) e pela Université de Paris 8, o colunista da Folha também é professor de ciência da religião.

"O Catolicismo Hoje" faz parte da coleção "Para Entender", série publicada pela editora Benvirá.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Visite a estante dedicada às ciências humanas

*

"O Catolicismo Hoje"
Autor: Luiz Felipe Pondé
Editora: Benvirá
Páginas: 136
Quanto: R$ 16,90 (preço promocional, válido por tempo limitado)*
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

*Preço promocional por tempo limitado ou enquanto durarem nossos estoques. Promoção não cumulativa com outras promoções do site. O preço do produto poderá sofrer alteração para mais ou para menos sem prévio aviso, prevalecendo sempre o valor apresentado na página de consulta do produto e/ou carrinho de compras.

 
Voltar ao topo da página