Saltar para o conteúdo principal
 
11/07/2011 - 19h00

"Meu Deus! Essa é uma guerra de ricos!", exclamou general da FEB

da Livraria da Folha

Divulgação
Minucioso e inédito retrato da campanha brasileira na Segunda Guerra Mundial
Relato inédito da campanha brasileira na Segunda Guerra

Durante o período de organização da FEB (Força Expedicionária Brasileira), o general João Batista Mascarenhas visitou campos de batalha na Europa junto a uma missão de reconhecimento. Ao presenciar uma preparação de artilharia, exclamou: "Meu Deus! Essa é uma guerra de ricos!".

O historiador Cesar Campiani Maximiano, um dos maiores especialistas do assunto no Brasil, relata quem eram os soldados brasileiros, como foram treinados e de que maneira enfrentaram o dia a dia no combate no livro "Barbudos, Sujos e Fatigados".

Formado a partir de relatos dos pracinhas que viveram na lama das trincheiras do outro lado do atlântico, o título dá voz aos combatentes. A qualidade do equipamento usado pela FEB é um ponto crucial para entender a distância técnica entre os países.

O autor, que também assina "Irmãos de Armas", desmonta todas as visões românticas, ufanistas e maledicentes que nortearam as interpretações convencionais da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. A obra apresenta uma nova e rigorosa abordagem do conflito mundial que envolve os amantes da história das guerras.

Siga a Livraria da Folha no Twitter

 
Voltar ao topo da página