Saltar para o conteúdo principal
 
02/08/2011 - 19h00

"1 + 1 = 2 é o conto de fadas da matemática", diz professor

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro apresenta a história das fórmulas matemáticas e de seus criadores
Livro traz a história das fórmulas matemáticas e de seus criadores

A primeira equação que a maioria aprende é a elementar "1 + 1 = 2". Subestimada pela simplicidade, ela resume o formato de todas as outras e a própria definição da adição.

Segundo Richard Harrison, professor de inglês no Mount Royal College, no Canadá, "1 + 1 = 2 é o conto de fadas da matemática, a primeira equação que eu ensinei ao meu filho, a primeira expressão do poder milagroso que a mente tem de mudar o mundo real. Eu me lembro de meu filho com os indicadores em riste --os dedos 'um'-- quando aprendeu a expressão, e aquele momento de maravilha, talvez seu primeiro pensamento filosófico, quando ele percebeu que os dedos, separados por seu próprio corpo, poderiam ser unidos num só conceito por sua mente."

Robert P. Crease, professor do departamento de filosofia na Universidade Stony Brook, em Nova York, reuniu as histórias das equações e dos homens que as criaram em "As Grandes Equações", volume que se inicia com a famosa e simples soma e chega aos computadores quânticos.

O livro, que acaba de ser publicado no Brasil pela editora Zahar, acompanha a trajetória dessas descobertas de suas tentativas, sucessos e fracassos.

Siga a Livraria da Folha no Twitter

*

"As Grandes Equações"
Autor: Robert P. Crease
Editora: Zahar
Páginas: 280
Quanto: R$ 33,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página