Saltar para o conteúdo principal
 
03/08/2011 - 16h00

Desastre ambiental envolve morte e resgate em "40.000 Pinguins"

da Livraria da Folha

Reprodução
"Seria aquele pinguim um deles, ou alguém viria resgatá-lo?"
"Seria aquele pinguim um deles, ou alguém viria resgatá-lo?"

Em pleno e gigantesco mar azul, diferentes espécies de animais vivem seu ciclo natural, se alimentado, reproduzindo e assim por diante. O Sol brilha forte no céu, mas seu reflexo é obscurecido nas torrentes águas.

Na costa da Cidade do Cabo, na África do Sul, simpáticos pinguins mantinham sua rotina, se agrupavam e caçavam comida em mergulhos fortuitos e precisos. No cenário, o carguerio MV Treasure corta as águas. De seu interior, mil e trezentas toneladas de petróleo foram despejadas no oceano, espalhando por todo o seu redor um futuro incerto para os pequenos animais que ali viviam.

"40.000 Pinguins" é um relato doloroso e desesperador de uma das centenas de pessoas que acompanhou e lutou de perto por um final menos desesperador do que se aproximava.

Dyan de Napoli escreve a história de um dos maiores resgates vistos na história do reino animal. Sem tempo para pensar ou dormir, centenas de profissionais e voluntários uniram forças para ajudar as inocentes aves, que tinham em sua pena o grosso e tóxico óleo, que além de os impedirem de nadar, cobriam o mar e os matava lentamente por dentro, já que ingeriam pequenas quantidades ao tentarem se limpar ou quando fugiram do mar.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O relato traz a passagem de diferentes personagens ali reunidos por uma causa em comum. A obra mostra como o homem trilha para um caminho alem do perigoso, já quase sem volta.

Mas sem risco de ser estraga prazer com spoiler, o que se lê ao fim do livro é que ainda outros homens demonstram respeito e carinho por todas as formas de vida, garantindo --mesmo que com muitas e tristes consequências-- um final menos angustiante e até, feliz, pelo menos para essa história, que tem muito a ensinar daqui para frente.

*

"40.000 Pinguins"
Autora: Dyan de Napoli
Editora: Zahar
Páginas: 304
Quanto: R$ 44,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

*

Para quem gostou de...

Reprodução
Duplamente divertido para as crianças, com ilustrações e que bóia na água
Duplamente divertido para as crianças, com ilustrações e inflável
Reprodução
Produção acompanha os costumes do famoso Pinguim Imperador
Produção acompanha os costumes do famoso Pinguim Imperador
Reprodução
Animação conta a jornada do jovem pinguim que adora dançar
Animação conta a jornada do jovem pinguim que adora dançar
 
Voltar ao topo da página