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13/08/2011 - 22h00

Garota de programa ensina a fidelizar clientes nos negócios

da Livraria da Folha

Divulgação
Abuse da sedução para fazer o seu negócio crescer rapidamente
Abuse da sedução para fazer o seu negócio crescer rapidamente

Em todos os tipos de negócios, um dos mandamentos chave para o contínuo sucesso e crescimento é o de fidelizar clientes. Afinal, não basta apenas consegui-los, é necessário provar que o seu serviço é melhor que o da concorrência.

Atuando como garota de programa, a hoje empresária e expert no segmento Vanessa de Oliveira sentiu isso na pele ao enfrentar a concorrência de outras profissionais.

Em seu livro "Seduzir Clientes", Oliveira analisa os principais focos que devem ser trabalhados nos negócios a partir de suas experiências reais, desde o duro começo na área até a consolidação de uma "marca" das mais procuradas pelo público consumidor.

Além da importância da fidelização, a expert também comenta sobre "oferecer algo mais" e saber se destacar na publicidade.

"A palavra-chave do segredo do meu marketing bem-sucedido sempre foi inovação, e não existe inovação sem criatividade. Eu tinha de dar um jeito de eu mesma não me tornar obsoleta. O que eu oferecia hoje deveria ser sempre melhor do que eu oferecia ontem. (...) Anúncios com foto e tamanho duplo, em destaque, foram oferecidos no jornal por mim. O mesmo aconteceu com a foto em que eu aparecia beijando outra garota na boca para insinuar sexo a três e vender a fantasia sexual aos homens", ensina.

Confira trecho de como fidelizar um cliente e leve a experiência para sua empresa.

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Fidelidade. Essa é uma palavra que alguns dos clientes conhecem. Preciso dizer que nem todos são fiéis à mesma garota de programa com que estão acostumados a sair, claro.

Mas há os que não trocam por outra de modo algum, mesmo que a de costume esteja impossibilitada de atendê-lo.

Para fazer com que um cliente meu se tornasse fiel, eu lançava mão de vínculos emocionais. Dava-lhes apelidos carinhosos e fazia com que ele se sentisse parte da minha vida, de alguma forma.

O cliente precisava ser envolvido. Eu deixava claro que nosso "relacionamento" transpunha o limite do "business". Eu era alguém para quem eles poderiam ligar se quisessem conversar, era uma amiga, uma amante que não trazia problemas, entre outras coisas.

De alguma forma eu procurava deixar claro que ele poderia ser mais do que um cliente. No mínimo, um cliente especial.

(...) Mas preciso deixar claro que em nenhum momento eu estive livre de perder meus clientes. Que nenhum deles estaria ali comigo para todo o sempre, amém. E que se eu bobeasse a concorrência poderia seduzi-los. Claro, não existe estratégia eterna que seja usada e que nunca seja ultrapassada.

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"Seduzir Clientes"
Autores: Vanessa de Oliveira e Reinaldo Bim Toigo
Editora: Matrix
Páginas: 176
Quanto: R$ 9,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

*Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Promoção não cumulativa com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o preço apresentado na página do produto.

 
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