Saltar para o conteúdo principal
 
18/08/2011 - 17h00

Em Sobibor, judeus mataram soldados da SS e conseguiram fugir

da Livraria da Folha

Clássico sobre nazismo, o livro "Fuga de Sobibor", do jornalista americano Richard Rashke, reconstrói um dos mais marcantes episódios da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). No dia 14 de outubro de 1943, 600 prisioneiros do campo de concentração de Sobibor se revoltaram, mataram alguns soldados da SS e realizaram a maior fuga em massa da história de todas as guerras.

Divulgação
Obra documenta fuga vitoriosa de campo de concentração nazista
Obra documenta fuga vitoriosa de campo de concentração nazista
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O plano era matar todos os nazistas que cuidavam da prisão e sair com tranquilidade. Como foram descobertos antes disso, os prisioneiros --munidos das poucas armas que conseguiram recolher-- tiveram que correr por suas vidas. Entre eles havia judeus de toda a Europa, cidadãos soviéticos, ciganos e outros grupos.

Embora uma parte dos fugitivos tenha sido morta durante a corrida ou recapturada nos dias seguintes, pelo menos 50 pessoas escaparam e sobreviveram à guerra.

Sobibor é historicamente considerado um campo de concentração "menor". No entanto, estima-se que cerca de 250 mil seres humanos tenham sido mortos em suas câmaras de gás. Depois das fugas, os alemães o fecharam e plantaram uma floresta de pinheiros no local para esconder as atrocidades ali cometidas.

As histórias sobre a escapada eram confusas e desencontradas até Richard Rashke rastrear o paradeiro dos sobreviventes e conseguir entrevistar dezoito deles entre o final dos anos 1970 e o início dos 1980. O livro conta detalhes do dia a dia na prisão e como foi organizada e executada a façanha coletiva.

A obra foi lançada originalmente em 1982 e também deu origem a um filme homônimo feito para a televisão.

*

"Fuga de Sobibor"
Autor: Richard Rashke
Editora: 8Inverso Editora
Páginas: 384
Quanto: R$ 47,60 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página