Saltar para o conteúdo principal
 
27/08/2011 - 19h00

Livros contam a história do presidente Barack Obama

da Livraria da Folha

Divulgação
Como um adolescente revoltado se transformou no homem mais poderoso do mundo
Como um adolescente revoltado se tornou presidente dos EUA

Veja abaixo uma lista de livros sobre os mais diversos assuntos relacionados ao presidente Barack Obama, como sua trajetória, da infância --passando pelo casamento-- até as eleições primárias.

"A Origem dos Meus Sonhos"

Escrito pelo próprio, sem meias palavras, Obama revela neste livro detalhes de sua vida que mostra como um adolescente revoltado se transformou na grande aposta da renovação da maior potência global. Nascido da miscigenação de raças e culturas --mãe branca norte-americana, pai negro africano e padrasto asiático--, o presidente é visto por muitos como um líder unificador, como alguém que consegue transpor a barreira racial. A obra revela a história do vencedor do Prêmio Nobel da Paz e a de sua família, além da forma como ele vê e encara o mundo.

Obama conta o que seu pai fez com homem que o chamou de "macaco"; leia trecho

"A Audácia da Esperança"

Neste ensaio autobiográfico, o presidente norte-americano fala de sua vida e sobre suas ideias. O livro ainda traz análises de Obama sobre o governo Bush, a vida política atual nos Estados Unidos, a atuação do Congresso, as tensões religiosas e raciais, a intervenção norte-americana no Iraque e também outras questões mundiais, como o terrorismo e as pandemias. Segunda a resenha de Carlos Eduardo Lins da Silva, atual ombudsman da Folha, o volume "é testemunho de um líder que crê em mudanças, mas não via transformações radicais nem rápidas, apenas por processos lentos e negociados que respeitem princípios de estabilidade, continuidade, tradição".

Obama foi confundido com manobrista e seguido por seguranças; leia depoimento

Divulgação
Obra apresenta, na íntegra, os principais discursos de Obama
Obra apresenta, na íntegra, os principais discursos de Obama

"Obama"

Lançado sob a tutela do jornal "The New York Times", este livro traz aos leitores a trajetória extraordinária de Barack Obama, da infância até a posse como 44º presidente dos Estados Unidos da América. A obra reúne a íntegra dos principais discursos de Obama, assim como uma compilação de material visual e reportagens aprofundadas sobre este homem que tocou pessoas no mundo todo com sua ascensão meteórica e sua mensagem inspiradora.

"A Estratégia de Barack Obama"

Destinada a empresários e pessoas interessadas em administração, a obra mostra o que os líderes de negócios podem aprender com a então improvável vitória de Obama. Apresenta todas as respostas e fatores que fizeram dessa vitória um dos acontecimentos mais marcantes no campo da gestão e administração moderna. O livro também traz o papel das redes sociais na consolidação da vitória, as lições de gestão e gerenciamento --tempo, dinheiro, risco-- e o papel da quebra de paradigmas na vitória.

Divulgação
Livro traz fotografias da trajetória de Obama, da infância à vitória
Livro traz fotografias da trajetória de Obama, da infância à vitória

"Barack Obama"

Relatado pela equipe de jornalismo político da revista "Time", o livro conta a incrível jornada do presidente norte-americano, desde sua infância modesta no Havaí, até a comemoração, em Chicago, na noite em que foi divulgado o resultado das eleições presidenciais de 2008. A história de Obama difere de qualquer outra entre os presidentes norte-americanos. Ela passa pela sua infância na Indonésia, pela época em que estudou em Harvard, pelo seu casamento com Michelle e pelo nascimento das filhas. Ainda conta com reportagens exclusivas e fotos de Callie Shell, que cobriu o dia a dia de Obama desde 2006 quando viajavam em campanha por todo o país.

"Parece que sou a primeira pessoa de meu tipo que o país já viu", diz Michelle Obama

"O Deus de Barack Obama"

Stephen Mansfield, autor de um dos textos em que o filme "A Fé de George W. Bush" é baseado, apresenta um retrato do presidente dos EUA. Saiba como a fé o motiva e como seu papel de liderança está ligado à visão religiosa que conduz sua vida. Descubra também o cristão Barack Obama e como ele representa a mudança no relacionamento entre a fé e a política. A fé religiosa do presidente é o combustível de tudo que conquistou e fonte de grandes desafios na bem-sucedida busca da presidência. Porém, a crença de Obama é mais do que de importância política. Ele está ajudando a dar voz à importância religiosa na cultura americana e simbolizando uma nova geração. De forma importante, está clamando por uma nova era de harmonia racial, uma harmonia que ele exemplifica como filho de um negro africano com uma mãe branca norte-americana.

Divulgação
O plano de Obama para solucionar os grandes problemas dos EUA
O plano de Obama para solucionar os grandes problemas dos EUA

"Obamanomics"

O livro apresenta e analisa o plano de Barack Obama para solucionar os grandes problemas atuais dos Estados Unidos: a questão da energia e do uso sustentável dos recursos naturais, a crise imobiliária, as guerras e o terrorismo, a saúde e a seguridade social, e como eliminar a pobreza na nação mais rica do mundo. Professor especializado em política e economia, o autor John R. Talbott mostra como o presidente planeja vencer esses desafios com uma política de fortalecimento da classe média norte-americana, baseada em fortes investimentos para conter o desemprego e dinamizar a produção de novas fontes de energia.

"O Futuro da América"

O historiador inglês Simon Schama reproduz um retrato eleitoral dos Estados Unidos no ano de 2008. No livro, que pode ser considerado uma história narrativa, Schama aborda a disputa entre Hillary Clinton e Barack Obama, na fase das eleições primárias desse ano. Utilizando-se de pontos marcantes na historiografia norte-americana --como a Grande Depressão e Guerra Civil--, o autor interpõe uma sucessão de paralelos com a história atual do país. "A Guerra", "O Fervor", "A Identidade Nacional" e "A Riqueza Material" nomeiam os quatro capítulos do volume.

Historiador Simon Schama analisa eleições norte-americanas em livro; leia trecho

Divulgação
O que está por trás da mulher do homem mais poderoso do mundo
O que está por trás da mulher do homem mais poderoso do mundo

"Michelle Obama"

A biografia da primeira-dama dos Estados Unidos da América revela o que está por trás da mulher que é amante, mãe das filhas e maior inspiração para o homem mais poderoso do planeta, além dos papéis que ela desempenhou nos bastidores da campanha de Obama rumo à Casa Branca. O livro ainda mostra quais são as crenças políticas e pessoais, os objetivos e as ambições dessa mulher articulada, determinada e brilhantemente inteligente. Acompanha a infância pobre de Michelle em Chicago e mostra como ela venceu barreiras raciais e sociais para estudar em duas das melhores universidades do mundo, Princeton e Harvard, conta como ela e Barack se conheceram, trabalharam juntos e se tornaram inseparáveis e revela o lado mais íntima da primeira-dama, mãe zelosa e esposa dedicada.

"No País de Obama"

Às vésperas das eleições presidenciais de 2008 nos EUA, o repórter da TV Globo Rodrigo Alvarez embarcou numa viagem de 17 dias, que partiu de São Francisco, na Califórnia, rumo a Nova Orleans, na Louisiana. Nessa jornada, Rodrigo encontrou personagens diversos e contraditórios: brancos, negros, muçulmanos, cristãos, mórmons, democratas, republicanos, constitucionalistas, libertários e desempregados. Nesta obra, o leitor pode compreender, conhecendo cada personagem, que as coisas são mais complexas do que parecem e, às vezes, mais surpreendentes do que poderíamos imaginar.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Visite a estante dedicada às ciências humanas

 
Voltar ao topo da página