Saltar para o conteúdo principal
 
24/08/2011 - 17h00

Aproveite a faculdade para criar "networking", ensina livro

da Livraria da Folha

Reprodução
Obra reúne dicas para manter carreira a todo vapor desde a faculdade
Obra reúne dicas e sugestões para manter carreira a todo vapor

"Networking" é o ato de cultivar uma rede de contatos de pessoas que trabalham em áreas de interesse parecidas. Quanto mais indivíduos de própria área alguém conhece, mais facilidade ela terá para entender a dinâmica do seu seguimento, conseguir empregos, ser indicada para vagas em mestrados e doutorados e vários outros os tipos de oportunidades.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O livro "Carreira: Você Está Cuidando da Sua?", dos especialistas da Cia. De Talentos Sofia Esteves, Renata Magliocca e Danilca Galdini, defende que este tipo de laço deve ser estabelecido desde a faculdade.

No entanto, a ação não precisa ser tratada como uma relação de interesse, mas como uma troca. Afinal, pessoas que escolheram o mesmo seguimento profissional têm pelo menos uma grande interesse em comum.

Com depoimentos de profissionais bem-sucedidos de diversas áreas do mercado de trabalho, o livro reúne dezenas de dicas para profissionais em formação e para quem ainda não se entendeu muito bem com a carreira.

Entre as pessoas que dão os seus relatos no livro estão Marcelo Tas, apresentador de televisão, Gilberto Dimenstein, colunista da Folha e idealizador do projeto Aprendiz, Fábio Barbosa, presidente do Conselho de Administração do Grupo Santander e Kees Kruythoff, CEO da Unilever Brasil.

Leia trecho de "Carreira: Você Está Cuidando da Sua?" sobre o "Networking".

*

Networking nos corredores da universidade?

Os nossos relacionamentos no período da faculdade podem contribuir não só para os aprendizados e desenvolvimento de alguns comportamentos, mas também na construção de nossa rede de relacionamentos, conhecida como networking. É possível que depois da faculdade você ainda cruze no mercado de trabalho com as pessoas com as quais você se relacionou durante todos os anos de graduação. Elas poderão estar no papel do entrevistador daquele mestrado, do colaborador da área da empresa em que você busca atuar ou poderão ajudar com toda e qualquer indicação de relacionamento e/ou oportunidade de carreira. A recomendação de um amigo e de um professor ou uma boa primeira impressão faz uma enorme diferença quando estamos falando de imagem profissional, e ela pode começar a ser construída desde o primeiro ano de graduação.

O professor, escritor e empresário José Augusto Minarelli explica o conceito de network de forma rápida e objetiva, trazendo uma visão um pouco diferente da visão norte-americana que é focada apenas em negócio. A ideia dele sobre a rede de relacionamentos, para nós é mais humanista, já que para ele o networking é algo de extremos valor para a vida e para a carreira, uma vez que é uma atitude, uma forma de se relacionar com as pessoas que valoriza a convivência em benefício de todos. O networking não é uma via de mão única, e não deve ser encarado como uma agenda de pessoas que podem oferecer algo; ao contrário, não tem relação com o indivíduo, mas com o social: é uma maneira de aproximar as pessoas, de gerar reciprocidade, solidariedade e também conhecimento, acesso a oportunidades, fazer negócios e tantas outras coisas.

Networking não deve ser encarado e muito menos realizado como um ato interesseiro. Não acreditamos nesse tipo de relacionamento. Entendemos que diz respeito à criação de uma rede de contatos que servirão de base para a troca de conhecimento e de oportunidade. E estamos falando em troca, em algo que possibilite o desenvolvimento de todos.

*

"Carreira: Você Está Cuidando da Sua?"
Autoras: Danilca Galdini, Renata Magliocca e Sofia Esteves
Editora: Campus Elsevier
Páginas: 176
Quanto: R$ 33,90 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página