Saltar para o conteúdo principal
 
22/02/2013 - 16h30

Irmã de Fidel e Raúl Castro conta como era a vida em família

da Livraria da Folha

Em "Fidel e Raúl, Meus Irmãos", livro de memórias de Juanita Castro, irmã de Fidel e Raúl, relata como era a vida em família com os dois líderes cubanos. As histórias que compõem o livro foram contadas a María Antonieta Collins, jornalista e escritora mexicana.

Yoani Sánchez questiona ideologias latino-americanas
Jornalista arruinou a carreira por defender Fidel; leia trecho
Cubano questiona a veracidade da imagem de Fidel Castro
Autor narra massacre de fugitivos de Cuba; leia trecho de 'Fidel'

O trecho abaixo foi extraído do exemplar.

*

Fidel se casa, se forma e meu pai fica feliz

Reprodução
Livro traz personagem e acontecimentos que mudaram a América Latina
Livro traz personagem que mudaram a América Latina

Na fazenda, tudo eram preparativos para a grande viagem, para a qual se estavam arrumando uma infinidade de malas, enquanto do corredor meu pai observava a cena entristecido, porque se tratava de assistir a uma ocasião especial que, por ordens médicas, ele não poderia ir: o casamento de Fidel e Mirta.

- Castro, meu velho - disse-lhe minha mãe -, não fique assim, olhe que isso lhe faz mal. pense que é só uma viagem a mais, e todos vamos ficar pensando em você. Além do mais, voltarei logo. Aqui levo os 10 mil dólares de seu presente de casamento para os meninos, e você vai ver que os deixará muito felizes.

Semanas antes do casamento, meu pai ficara com a saúde mais abalada, e a viagem até Banes, província de Oriente, fora proibida pelo médico. Mas não era o único que não estaria presente: Enma, Agustina e eu tampouco pudemos ir - embora morrêssemos de vontade de estar lá -, porque estávamos no colégio e naquele tempo as coisas não eram tão fáceis como agora. Em meio àqueles preparativos, três meninas viajando de tão longe seguramente teria complicado tudo, de modo que minha mãe terminou assistindo com Raúl, Ramón e Sully, e Angelita e seu esposo, Manuel.

- O casamento foi dos mais elegantes - contava-nos minha mãe. - Mirta estava muito bonita e feliz, para não falar de Fidel; a verdade é que eles formaram um belo casal. primeiro houve o casamento na Igreja, e depois o civil foi na casa dela, e a festa, à qual compareceu a melhor sociedade de Banes, onde o pai de Mirta fora prefeito, se realizou de forma espetacular no Club Americano. Fico feliz porque pela primeira vez em muito tempo vi Fidel em paz, muito apaixonado, e isso é o que queremos para todos vocês: que encontrem a felicidade.

Em 11 de outubro de 1948, Mirta Francisca de la Caridad Diaz-Balart Gutiérrez se tornou esposa de Fidel - na realidade, a primeira e única mulher com quem contraiu matrimônio oficialmente - num casamento narrado peças crônicas dos diários da época, e que mais tarde daria origem a ironias. Fulgencio Batista, amigo do pai de Mirta e oriundo de Banes, como todos eles, enviou-lhes o presente de casamento que ocupava o centro da mesa de presentes.

- Era um par de luminárias de mesa impressionantes, feitas totalmente de alabastro - recordava minha mãe -, que decerto teriam custado muito dinheiro a Batista, que buscava impressionar, mas no fundo não eram tão bonitas.

Tempos depois, aquelas luminárias seriam testemunhas de um episódio conjugal que mudaria o rumo da vida do casal.

Antes que partissem em lua de mel nos Estados Unidos, minha mãe entregou a Fidel e Mirta o presente de casamento de meu pai.

- Dez mil dólares? Não, mamãe, o velho ficou louco, isso é muito dinheiro, não posso aceitar.

- Cale a boca e guarde isso, Fidel. Esse dinheiro Castro manda com todo o carinho. além do mais, vai-lhes fazer falta para a viagem e o tempo que ficarão em Nova York para estudar.

*

"Fidel e Raúl, Meus Irmãos"
Autores: Juanita Castro e María Antonieta Collins
Editora: Planeta
Páginas: 416
Quanto: R$ 31,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página