Crentes e céticos debatem a existência do monstro do lago Ness
da Livraria da Folha
Alcino Leite Neto/Folhapress |
![]() |
Estátua do monstro Loch Ness, o "Nessie", na região de Inverness, Escócia |
Localizado na Escócia, o lago Ness --também chamado de Loch Ness-- ocupa uma área superior a 55 km2, com águas turvas e alcançando mais de 200 metros de profundidade em alguns pontos. O lugar é ideal para um monstro se esconder.
"Os 100 Maiores Mistérios do Mundo", um compêndio de lendas urbanas, mistérios e curiosidades do gênero, apresenta os dois lados da questão. O livro traz a definição de cada um dos fenômenos examinados, o que dizem os crentes e os céticos --prós e contras sobre cada assunto-- e a probabilidade de o fenômeno ser real. A classificação não leva em consideração questões de fé.
Para o autor, se ele existe mesmo, a tecnologia vai ajudar a encontrá-lo. "Hoje em dia, existem websites que possuem webcams focadas no lago 24 horas por dia, sete dias por semana. Pessoas do mundo inteiro sentam-se em frente a seus computadores, olhando para o lago, esperando 'Nessie' aparecer. Se alguém achar que viu, pode clicar um botão e tirar uma foto digital instantânea do lago."
Divulgação |
![]() |
Livro sobre enigmas e curiosidades traz informações e estatísticas |
O animal geralmente é descrito como um ser de cabeça pequena, pescoço longo e corpo robusto. Porém, outros o descrevem como uma enguia gigante com calombos nas costas. As apostas sobre a verdadeira natureza da criatura aquática incluem: botos, tubarões-baleia, focas, crocodilos, serpentes marinhas e um plesiossauro --réptil considerado extinto há 60 milhões de anos.
O que os crentes dizem
Só no século passado, houve mais de 4 mil aparições, e, no total, mais de 10 mil. A besta do lago Ness é real, anômala e solitária. Não há como negar isso, não importa o que seja a verdade de fato, algo esquisito vive no fundo das águas do lago Ness.
O que os céticos dizem
A foto mais famosa da criatura (a tão chamada "surgeon's photo", de 1934) foi, na verdade, fraudada, e todas as supostas aparições do animal nada mais que delírios fantasiosos. Se "Nessie" é real, e vive num lago específico da Escócia, já deveríamos ter sido capazes de provar sua existência.
Siga a Livraria da Folha no Twitter
*
"Os 100 Maiores Mistérios do Mundo"
Autor: Stephen J. Spignesi
Editora: Difel
Páginas: 528
Quanto: R$ 50,15 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.
Leia mais
- Lançamento sobre óvni tenta impressionar céticos
- Para ufólogo, abdução de fazendeiro é o caso mais importante do gênero
- Aeronáutica brasileira perseguiu óvnis em 1986; ouça ufólogo
- Militares brasileiros abriram arquivos sobre óvnis
- Círculos nas plantações intrigam ufólogos brasileiros
Especial
- Leia todas as reportagens publicadas diariamente na Livraria da Folha
- Na UnB, disco voador e astrologia têm status de ciência
Livraria