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29/03/2013 - 15h30

Aprenda a montar rede de contatos para garantir emprego

da Livraria da Folha

Divulgação
"Devo Dizer a Verdade?" dá cem dicas para se sair bem nas entrevistas de emprego
"Devo Dizer a Verdade?" dá cem dicas para conseguir emprego

De acordo com o livro "Devo Dizer a Verdade? E Outras 99 Perguntas Sobre como Se Sair Bem em Entrevistas de Emprego", do psicólogo Rob Yeung, procurar trabalho em jornais e na internet é pouco produtivo. O ideal é construir uma sólida rede de relacionamentos (ou seja, fazer networking) --principalmente enquanto se está empregado-- como forma de estar sempre conectado à própria área de atuação profissional.

Os contratadores se sentem mais seguros em ter como colaboradores pessoas nas quais possam confiar de imediato. Não é sem motivo que dão preferência a profissionais sobre os quais têm alguma referência ou receberam recomendações.

Yeung dedica alguns capítulos da obra para mostrar como produzir um sólido networking sem parecer artificial ou interesseiro. O autor mostra a melhor abordagem para tocar no assunto do emprego com amigos, técnicas para ampliar ainda mais a rede de relacionamentos e sugestões para abandonar a timidez. Também fala sobre o uso do telefone e de cartões pessoais para a troca de informações profissionais e ensina quais são os assuntos mais apropriados nos encontros cara a cara e em reuniões e convenções.

O volume também é um guia completo para escrever um bom currículo --com todas as informações que devem estar presentes e as que devem ser deixadas de fora--, além de trazer conhecimentos sobre como se portar em entrevistas de trabalho como as roupas mais adequadas, o que deve ser dito e quais os gestos mais positivos para serem usados.

Leia capítulo sobre quais erros devem se evitados durante o networking.

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Quais erros não cometer quando estiver fazendo networking?

Fazer networking resulta em emprego. Fale com mais pessoas e ouvirá mais dicas de empregos ou poderá até mesmo ser recomendado aos gerentes de recursos humanos para alguma vaga. O lado positivo de falar com mais pessoas é que você vai aprender ainda mais sobre o campo de atuação escolhido, o que o ajudará a responder com muito mais segurança às entrevistas que virão.

No entanto, a seguir há quatro meios bombásticos de se sair mal enquanto estiver fazendo networking.

1. Ultrapassar barreiras pessoais. Nunca convide pessoas que você não conhece para ir a sua casa, a menos que tenha sido instruído a fazê-lo. Nunca use o nome de alguém ao fazer contato exceto se tiver obtido permissão. Cometa os dois erros mencionados e lá se vai o relacionamento.

2. Não conseguir disfarçar sua reação. Não importa o quanto desanimado ou desesperado se sinta em relação à busca por emprego, procure não demonstrar isso a ninguém que conhecer. Você precisa que os contatos o vejam da melhor maneira possível para que assim se sintam seguros ao indicar outras pessoas que possam lhe dar informações ou mesmo possíveis oportunidades de emprego. Só extravase as frustrações com amigos íntimos e familiares, mas sempre projete um comportamento entusiasmado, positivo e profissional com quem possa arrumar um emprego para você.

3. Abrir mão da iniciativa. Ao final de quaisquer conversas, sempre diga que entrará em contato novamente. Se enviar um e-mail, afirme que entrará em contato por meio de uma ligação telefônica. O mesmo se deixou um recado na caixa postal - diga que voltará a telefonar. O problema em colocar o peso da responsabilidade do retorno de uma ligação ou da resposta de um e-mail sobre os ombros dos contatos é que, se esquecerem (e eles vão esquecer), você corre o risco de irritá-los ao importuná-los. Informar aos contatos qual será seu próximo passo lhe permite importuná-los quando for necessário.

4. Esquecer que você não tem o direito garantido de receber ajuda de ninguém. Nenhuma pessoa é obrigada a ajudá-lo. Elas só o ajudarão se quiserem. Faça com que se sintam culpadas e elas apenas abaixarão o gancho do telefone para não terem de ouvi-lo. Lembre-se de sempre mostrar consideração, e respeito, e expressar para as pessoas o quanto é grato pela generosidade delas.

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"Devo Dizer a Verdade?"
Autor: Rob Yeung
Editora: Panda Books
Páginas: 224
Quanto: R$ 30,50 (preço promocional*)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
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