Saltar para o conteúdo principal
 
01/09/2011 - 20h00

"Patton não era Deus", diz autor de biografia

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

Reprodução
Livro descreve seu talento bélico e sua incapacidade de conviver pacificamente
Obra contém mapas de diversos momentos da Segunda Guerra

O historiador João Fábio Bertonha, autor da biografia "Patton", disse em entrevista à Livraria da Folha que o general norte-americano da Segunda Guerra Mundial não deve ser divinizado.

Certos personagens históricos se tornam seres amorais com o passar do tempo. É o caso de Napoleão, Aníbal e Júlio César. Suas vitórias e estratégias ofuscam as mortes e o sofrimento que causaram. George Smith Patton Jr. (1885-1945) começa a entrar nesse "panteão bélico".

Hoje, existe um culto a sua imagem. Sites vendem camisas com os dizeres "What Would Patton Do?" ("O que Patton faria?", em tradução livre) e ilustradas com uma explosão atômica.

Protagonista de importantes batalhas contra o exército de Hitler, o general era homofóbico, racista, antissemita e anticomunista. Sua aversão aos ideais soviéticos e atitudes energéticas --algumas vezes desmedidas--, transformaram o homem em um exemplo para membros da extrema direita dos Estados Unidos.

"Ele não era Deus, ele era um bom militar, mas não era tão excepcional a ponto de estar fora da sua época. Em termos políticos a mesma coisa. Ou seja, certos setores da sociedade americana hoje, especialmente a direita, valorizam extremamente Patton --como tento mostrar no livro-- pela sua postura militar e política". Ouça.

Entrevista

O livro, parte da coleção "Guerreiros", enfatiza quatro anos da carreira do militar, nas campanhas no norte da África, Sicília e norte da França e Alemanha.

João Fábio Bertonha é doutor em história pela Unicamp, professor da Universidade Estadual de Maringá e autor de "Fascismo, Nazismo, Integralismo", "Sob a Sombra de Mussolini", "Os Italianos" e "A Segunda Guerra Mundial".

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Visite a estante dedicada às ciências humanas

*

"Patton"
Autor: João Fábio Bertonha
Editora: Contexto
Páginas: 160
Quanto: R$ 26,40 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página