Saltar para o conteúdo principal
 
18/09/2011 - 09h00

Faça ioga em casa e fique com o corpo saudável e em forma

da Livraria da Folha

Reprodução
Aprenda a se concentrar e fazer posições legais sem torcicolo
Aprenda a se concentrar e fazer posições legais sem torcicolo

Bastou o livro "Ioga para Fazer em Casa" aparecer aqui na mesa, que logo percebi como estava sentado de forma incorreta e que ainda não havia feito nenhum alongamento (a não ser para os dedos, sempre prontos para escrever) no pescoço, braços ou pernas desde as primeiras horas do dia. Vergonha.

Felizmente, as palavras e imagens da obra dão um ar de esperança a qualquer pessoa (um tipo quase extinto) que não gosta de academias e fica refém de uma ou outra caminhada (ou exercício) durante a semana.

Como a última peça que faltava para solucionar o empecilho, "Ioga" é uma ótima e eficiente solução aliada à força de vontade e planejamento.

Os ensinamentos apresentados resgatam o aprendizado e a essência da ioga tradicional que surgiu na Índia. O livro traz uma pequena referência sobre o assunto, e esclarece para que serve a prática, a diferença das quatro linhas de ensino e o caminho do bem-estar, com detalhes sobre a melhoria do funcionamento do corpo humano a partir da meditação, exercícios e alimentação.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Com belas ilustrações, os curtos e profundos textos transmitem a filosofia ioga, preocupada com a saúde, a descoberta interior de cada um e a forma mais eficiente de lidar com angústias e estresse diários.

Os exercícios são para praticantes iniciantes, intermediários e avançados, e todos são explicados com fotos-legenda que não deixam dúvidas de quais os movimentos são necessários para atingir a postura final sem se machucar, o que tranquiliza o praticante.

O livro facilita também a vida do leitor ao oferecer instruções e dicas para os primeiros treinos, programas de 20, 40 e 60 minutos, além de receitas e explicações dos ingredientes que fortalecerão seu corpo e ajudarão a mantê-lo saudável.

"Ioga para Fazer em Casa" não é uma obra para enfeitar a mesa de centro de sua casa. Ela serve para ser manuseada e lida. O que estava aqui na mesa, por exemplo, já não está mais (está na mochila), e em breve ajudará a "consertar" a coluna dolorida de quem vos escreve.

 
Voltar ao topo da página