Saltar para o conteúdo principal
 
17/10/2011 - 16h00

Só mexa no administrativo se tiver familiaridade, alerta Sun Tzu

da Livraria da Folha

Utilizada por executivos e diretores como referência, a obra milenar "A Arte da Guerra" (Vozes de Bolso, 2011), de Sun Tzu (século 5 a.C., data estimada), avisa em suas páginas para se tomar cuidado com intromissões no administrativo. De acordo com a publicação, alterar detalhes deste "departamento" sem estar familiarizado pode confundir os "funcionários" e gerar anarquia (veja mais abaixo).

Divulgação
Estratégia milenar continua a ser usada até hoje nos negócios
Estratégia milenar continua a ser usada até hoje nos negócios
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Considerado o primeiro tratado sobre guerra já escrito, o volume traz tudo o que um dirigente precisa saber para manter um exército --ou um corpo de profissionais-- em atividade e pronto para vencer batalhas.

Embora os historiadores não tenham certeza sobre a real existência de Sun Tzu, nem o período exato em que ele viveu, as estratégias apresentadas na obra passaram a influenciar de forma radical o mundo corporativo do ocidente.

Dividido por tópicos e escrito na forma de aforismos, o livro fala sobre como encontrar pontos fortes e fracos, técnicas de ataque e recuo e até sobre o emprego de espiões. O volume, em promoção, por R$ 8,42, traz o texto integral, e promete inspirar reflexões importantes.

Leia trecho de "A Arte da Guerra".

*

12. O governante pode fazer recair o infortúnio sobre seu exército de três modos:

13. (1) dando ao exército a ordem de ataque o retirada sem saber que este não pode seguir a ordem - com isto ele está algemando o exército;

14. (2) intrometendo-se nos detalhes administrativos do exército sem estar familiarizado com suas circunstâncias especiais - com isto ele confunde os soldados;

15. (3) intrometendo-se na condução tática da guerra sem estar familiarizado com o princípio do ajustamento à situação - com isto ele abala a confiança dos soldados.

16. Se o exército estiver confuso e sem confiança, então com certeza os governantes vizinhos são uma ameaça de infortúnio. Assim se introduz a anarquia no exército e se volatizam as chances de vitória.

*

"A Arte da Guerra"
Autor: Sun Tzu
Editora: Vozes de Bolso
Páginas: 96
Quanto: R$ 8,42 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

*

Veja outras estratégias administrativas...

Divulgação
Maquiavel fala como um príncipe deve agir diante das situações
Maquiavel fala como um príncipe deve agir diante das situações
Divulgação
Livro revela lições do líder da empresa mais revolucionária do mundo
Livro revela lições do líder da Apple na reviravolta da empresa
Divulgação
Conheça todos os princípios de gestão do investidor Warren Buffett
Conheça todos os princípios de gestão do investidor Warren Buffett
 
Voltar ao topo da página