Saltar para o conteúdo principal
 
01/11/2011 - 17h00

Exame sobre ex-presidente Lula gerou vasta bibliografia

da Livraria da Folha

Com exceção de Getúlio Vargas (1882-1954), Lula foi o ex-presidente brasileiro que mais atraiu a atenção de autores e editoras, além de ganhar um longa-metragem sobre sua trajetória. Jornalistas, cientistas políticos, sociólogos e economistas reviraram e analisaram a vida pública e privada do petista. Entre favoráveis e opositores, sua popularidade mereceu exame cuidadoso, principalmente no ano passado.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Monte sua estante com obras sobre Lula

Divulgação
Livro acompanha a trajetória do menino retirante à Praça dos Três Poderes
Livro acompanha a trajetória do retirante à Praça dos Três Poderes

Publicações como "O Chefe", do ex-petista Ivo Patarra, e "O Lulismo no Poder", uma seleção de crônicas escritas por Merval Pereira e publicadas no jornal "O Globo", adotaram a denúncia e a crítica como características fundamentais.

Por outro lado, "O Governo Lula e o Combate à Corrupção", do ministro-chefe da CGU (Controladoria-Geral da União), Jorge Hage, procurou mostrar ao público a ação repressiva do governo aos crimes do colarinho branco no Brasil.

Também houve espaço para o cômico. "Nunca Antes na História Deste País", de Marcelo Tas, apresenta as dez "profissões" assumidas por Lula, inspiradas em seus pronunciamentos.

Lançado neste ano, "O Que Sei de Lula", escrito pelo jornalista José Nêumanne Pinto, acompanha a trajetória do menino retirante à Praça dos Três Poderes. O livro também relata episódios como a reunião de Lula com um emissário do Planalto no governo Figueiredo.

 
Voltar ao topo da página