Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2012 - 05h00

Governo divulga medidas para contornar paralisação da Anvisa

Publicidade

JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde divulgou ontem algumas das medidas que serão aplicadas aos portos e aeroportos para contornar a greve de servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que promete atrasar a entrada de algumas mercadorias no país.

A agência é responsável por fiscalizar e autorizar o atracamento de boa parte dos navios que circulam pelos portos brasileiros, além de analisar os produtos importados que tenham relação com a saúde.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, nos portos onde houver paralisação das atividades a ponto de dificultar o atracamento dos navios, essa autorização será dada diretamente pela Anvisa em Brasília --e não pelos portos.

Outra medida será usar os serviços das esferas estaduais e municipais, sob supervisão da Anvisa, para fazer a análise das mercadorias que entrarem no Brasil.

"Estamos fazendo avaliações diárias [sobre a necessidade das vigilâncias locais]. Até agora, não está sendo necessário", explicou Padilha.

O ministro descartou a possibilidade de falta de remédios nas farmácias, tanto pela decisão dos grevistas de manter a entrada das mercadorias tidas como essenciais quanto pela proposta de convocar as vigilâncias locais para a triagem das mercadorias.

Essas medidas estão alinhadas com o decreto publicado ontem pelo governo federal, diante de um possível nó nos portos brasileiros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página