Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2012 - 13h24

Bancos privados precisam ousar ou 'comerão poeira', diz Mantega

Publicidade

DO VALOR

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reforçou nesta sexta-feira (17) a ideia de que é preciso expandir o mercado de crédito no país para que o Brasil tenha condições de crescer mais no segundo semestre.

Ainda estamos deficientes na área de crédito, disse, após se reunir com superintendentes regionais do Banco do Brasil, em São Paulo. Para o ministro, os bancos públicos desempenharam papel melhor que os privados na tarefa de conceder crédito no primeiro semestre e concentram hoje 45% do crédito.

Os bancos privados precisam de metas mais ousadas ou então vão comer poeira dos bancos públicos, como aconteceu em 2009, disse Mantega.

Mantega reforçou que o Banco do Brasil reagiu bem no segundo trimestre, quando emprestou R$ 35 bilhões em novas operações.

A Caixa Econômica Federal também foi importante para aumentar o total de crédito disponível na economia, segundo ele. Para Mantega, se os bancos privados tivessem baixado os juros e os spreads e aumentado o crédito, o resultado no crescimento do crédito na economia teria sido melhor no primeiro semestre.

Segundo o ministro, a inadimplência está caindo e os índices de aumento que foram vistos nos últimos balanços são decorrentes de empréstimos feitos ao longo do segundo semestre de 2011. Os bancos privados não acordaram, afirmou.

Sobre a possibilidade prorrogação da redução das alíquotas do IPI para o setor automotivo, o ministro disse que ainda não está sendo estudada e que por enquanto o prazo para término do benefício é mesmo dia 31 deste mês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página