Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2012 - 14h11

Exportações de milho em julho crescem 529% com seca nos EUA

Publicidade

DA REUTERS

As exportações de milho em julho tiveram crescimento de 529% ante o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), totalizando 1,7 milhão de toneladas.

A estiagem que se prolonga nos Estados Unidos, a pior dos últimos 50 anos, favoreceu o mercado nacional, que lucra com os preços internacionais da commodity próximos de patamares recordes.

No Paraná, a expansão foi ainda maior. As 263 mil toneladas exportadas no mês de julho correspondem a um aumento de 1.433% em relação ao ano passado.

Embora já existam sinais de que o clima nos EUA está melhorando, as exportações do Brasil tendem a continuar em alta pois houve uma grande quebra na safra e o preço deve continuar em alta nos próximos meses.

De acordo com analistas, as vendas do país ao exterior na temporada 2011/12, que está em fase de colheita da segunda safra (ou "safrinha"), poderão atingir 14 milhões de toneladas. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), ligada ao Ministério da Agricultura, estima 12 milhões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página