Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2012 - 22h08

Justiça suspende isenção fiscal para produção de tablets em São Paulo

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu o incentivo fiscal concedido pelo governo de São Paulo para a produção de tablets no Estado. A liminar agora precisa ser referendada pelo plenário.

Governo do AM entra com ação contra incentivo fiscal paulista
Governo de São Paulo dá crédito de ICMS a tablets

Em 19 de julho, o governo paulista havia incluído os tablets na relação de equipamentos que têm direito a pagar 7% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na fabricação do produto --a alíquota costuma ser de 18%.

No dia 28 do mesmo mês, o governador do Amazonas, Omar Abdel Aziz, entrou no STF com ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para tentar anular o decreto.

Em sua decisão, o ministro invocou a "guerra fiscal" entre os Estados e disse que outras decisões do Supremo têm anulado leis, decretos e atos normativos estaduais que contrariam a Constituição.

No início de junho, o STF considerou inconstitucionais 14 normas estaduais que concediam incentivos fiscais por meio de redução do ICMS.

Os ministros entenderam que alíquotas menores só podem ser cobradas caso haja convênio firmado pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) -órgão que reúne secretários de Fazenda de todos os Estados e do DF.

As empresas CBTD, Digibrás, Greenworld, Positivo e Samsung têm projetos para se instalar no Amazonas, segundo o governo do Estado. A preocupação do governador é que a alíquota cobrada em São Paulo atraia as fabricantes e as faça desistir de se instalarem no Norte do país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página