Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2012 - 20h21

Após quebradeira em obra, Belo Monte manda 5.500 funcionários de volta para casa

Publicidade

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

Cerca de 5.500 operários alojados nas obras da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) foram dispensados após o quebra-quebra no último final de semana que paralisou a construção.

Como esses operários não vivem na região da usina, em Altamira (900 km de Belém), o CCBM (Consórcio Construtor de Belo Monte) pagou passagens para que voltassem às cidades de origem até o retorno das atividades.

Segundo o consórcio, funcionários de serviços essenciais (como segurança) deverão retomar o trabalho nesta quarta (14). Na sexta (16), está programada a volta dos que vivem em Altamira e região. Os funcionários que moram no canteiro e foram dispensados deverão retornar na próxima segunda (19).

O consórcio passou esta terça-feira (13) avaliando danos em instalações da obra, como refeitórios, alojamentos e escritórios. Galpões e máquinas foram incendiados. Não há estimativa de prejuízos.

Os danos foram provocados por operários contrários à proposta do consórcio, de 11% de reajuste. A reivindicação inicial dos trabalhadores foi 33%.

Como não havia condições de trabalho, os funcionários começaram a ser enviados na segunda-feira (12) para casa. Há atualmente 15 mil trabalhando em Belo Monte, dos quais 35% foram dispensados.

Outra reivindicação é a redução no intervalo entre as baixadas (folgas prolongadas para visita às famílias), que atualmente ocorrem a cada seis meses, para três meses.

Os incidentes expuseram divisões entre os trabalhadores. Parte do contingente iniciou uma paralisação na segunda-feira (12), mas sem apoio do Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Pesada), filiado à Força Sindical e que representa oficialmente os operários.

Representantes de outra central sindical, a Conlutas, ligada ao PSTU, deram apoio. O Sintrapav pediu ordem aos operários e disse que está negociando um novo acordo coletivo, que precisa ser fechado até o fim do mês. Se não houver acordo, o sindicato pode decretar greve.

A Polícia Civil deteve nesta terça (13) mais um operário, acusado de ser líder dos últimos protestos. Cinco já haviam sido presos na segunda (12).

ATRASO

A paralisação e a dispensa dos trabalhadores vão provocar um atraso de pelo menos uma semana na obra. Essa parada pode prejudicar o ritmo da construção, que tem até o fim deste mês para finalizar uma barragem provisória no rio Xingu.

Em dezembro começa o período das chuvas e a obra da barragem só poderá ser retomada a partir de abril. Isso deverá atrasar a construção da casa de força secundária e o desvio do rio, que dependem dessa barragem, podendo afetar o cronograma geral da obra.

A previsão é que Belo Monte, que será a terceira maior hidrelétrica do mundo, comece a gerar energia em fevereiro de 2015 e que as 18 turbinas estejam funcionando em janeiro de 2019.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página