Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2012 - 17h55

Polêmica obra de Belo Monte para desviar o rio Xingu é concluída

Publicidade

DE BELÉM

A Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica de Belo Monte (PA), anunciou nesta sexta-feira (21) que concluiu uma das partes mais polêmicas da obra: uma ensecadeira (barragem provisória) para desviar o rio Xingu, permitindo a construção da casa de força complementar da usina.

Essa ensecadeira foi alvo de diversos protestos de índios e pescadores, porque sua construção impede a passagem pelo rio.

Para permitir a navegação, a empresa também construiu um sistema de transposição de embarcações, que é um guincho usado para atravessar as embarcações por cima da barragem. O sistema já está operando para pequenas embarcações.

O risco de atraso na conclusão desse trecho da obra preocupava a Norte Energia. Caso não terminasse agora, o período das chuvas, que começa neste mês, só permitiria a construção em meados do próximo ano, atrasando a construção da casa de força.

Com a conclusão da ensecadeira, a empresa considera que a obra está dentro do cronograma, cujo início de geração de energia está previsto para 2015.

Belo Monte deverá ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, com capacidade de 11,2 mil MW. Sua conclusão está prevista para 2019.

A obra tem sido alvo de protestos constantes de ambientalistas, índios e moradores afetados, que reclamam dos impactos da futura hidrelétrica.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página