Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2012 - 20h57

Gradiente publica vídeo para 'esclarecer' história da marca iphone

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois de lançar na semana passada sua linha de celulares iphone e prometer lutar com a Apple pelo nome do famoso smartphone, a Gradiente publicou um vídeo no YouTube para "esclarecer" a história da marca.

Segundo a assessoria da CBTD (Companhia Brasileira de Tecnologia Digital), empresa que arrendou ativos e marcas da IGB (ex-Gradiente), é autêntico o perfil autor do vídeo. A conta é usada pela companhia para publicar vídeos que mostrem atributos de seus produtos.

Gradiente promete disputar com Apple a marca "iphone"
Apple quer roupa 'iphone' e gravata 'ipad' no Brasil para proteger marcas

Segundo o vídeo, "iphone" é uma abreviação para "internet phone", criada pela "turma do marketing" da Gradiente em 2000. A empresa, já naquela época, tinha a ideia de fazer celulares que acessassem a internet.

"Pronto, estava lançado no Brasil o primeiro iphone do mundo, o Gradiente iphone", diz o vídeo, que afirma que, assim que o nome foi lançado, ainda em 2000, houve "um sucesso imediato".

No entanto, depois de a Gradiente entrar com o pedido para registrar a marca "G Gradiente iphone" no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) em 2000, a autorização só saiu em 2008. A empresa só começou a utilizar "iphone" em uma linha de aparelhos em 19 de dezembro deste ano, a 14 dias antes de a exclusividade sobre a marca caducar.

Veja o vídeo:

Vídeo

Segundo as normas do Inpi, as empresas que não demonstrarem a utilização de suas marcas registradas dentro de um período de cinco anos podem ter a exclusividade contestada.

Além disso, o celular que hoje faz parte da linha iphone, o Neo One, foi lançado em agosto, mas "requentado" para encorpar a marca. A CBTD afirma que se tratava de um teste para averiguar a qualidade do produto. Cerca de mil aparelhos foram vendidos.

O vídeo faz menção à Apple. "Sete anos depois do primeiro Gradiente iphone, uma outra empresa de tecnologia supercompetente e com um comandante brilhante lançou seu aparelho no Brasil também chamado de iphone, embora a marca já fosse da Gradiente no país".

O vídeo ainda apresenta as vantagens tanto do iPhone quanto do aparelho da empresa brasileira.

(HELTON SIMÕES GOMES)

Divulgação
Um dos celulares da linha iphone da Gradiente, empresa que detém os direitos sobre a marca no país desde 2008
Um dos celulares da linha iphone da Gradiente, empresa que detém os direitos sobre a marca no país desde 2008
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página