Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2013 - 15h25

Bolsas da Europa têm máxima em 22 meses com dados dos EUA

Publicidade

DA REUTERS

As ações europeias ampliaram os ganhos e chegaram à máxima em 22 meses nesta sexta-feira, sustentadas por dados econômicos dos Estados Unidos e lideradas pela operadora de sondas Transocean.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300 , que reúne as principais ações europeias, fechou em alta de 0,23%, aos 1.165 pontos, maior nível de fechamento desde o início de 2011.

"Houve uma redução nos riscos que vinham preocupando as pessoas. Riscos menores, combinados com um provável potencial de alta nos lucros, nos deixou positivos no mercado", disse o estrategista sênior de "equities" do Exane BNP Paribas, Graham Bishop.

Os riscos de um "abismo fiscal" nos Estados Unidos, de um pouco forçado na China e de um colapso europeu diminuíram após fortes ações de autoridades, disse ele, acrescentando que a temporada de resultados do quarto trimestre deve ser ligeiramente melhor porque a situação macroeconômica melhorou.

Dados mais recentes mostraram que o vasto setor de serviços dos EUA cresceu no ritmo mais rápido em 10 meses em dezembro, impulsionado por uma alta em novas encomendas, enquanto os empregos nos EUA fora do setor agrícola cresceram 155 mil no mês passado, ligeiramente acima das expectativas de analistas.

A Transocean liderou entre os que mais ganharam, com alta de 5,9%, depois de a empresa ter chegado a um acordo na quinta-feira com o Departamento de Justiça dos EUA para encerrar o processo decorrente do enorme vazamento de petróleo em um poço da BP no golfo do México.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,7%, a 6.089 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,26%, para 7.776 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 avançou 0,24%, para 3.730 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,3%, para 16.959 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 teve ganho de 0,39%, para 8.435 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em alta de 0,19%, para 5.878 pontos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página