Saiba quem foi Goebbels, ministro de Hitler que Alvim copiou em discurso

Em vídeo, secretário da Cultura usa trecho de ministro nazista e provoca onda de repúdio nas redes sociais

São Paulo

Um vídeo em que o secretário da Cultura Roberto Alvim copia trechos de discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista, sobre as artes provocou uma onda de indignação nas redes sociais na madrugada desta sexta-feira (17).

O vídeo foi postado pela Secretaria Especial da Cultura do governo Bolsonaro para divulgar o Prêmio Nacional das Artes, lançado horas antes em live com a participação do próprio presidente.

Paul Joseph Goebbels nasceu em 29 de outubro de 1897, em Rheydt (oeste da Alemanha) e morreu em 1º de maio de 1945, em Berlim (capital do país). Goebbels foi ministro da Propaganda na Alemanha nazista. É atribuída a ele a apresentação do regime nazista sob uma ótica positiva ao povo alemão.

Goebbels exerceu o cargo de chanceler do país por um dia após o suicídio de Adolf Hitler, mas o próprio  Goebbels e sua mulher, Magda Ritschel, se suicidaram bebendo veneno, depois de o darem de beber a seus seis filhos.

O ministro nazista da Propaganda, Joseph Goebbels - Divulgação

Ele foi dispensado do serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), supostamente por ter contraído poliomielite da infância, segundo a Enciclopédia Britannica.

Ele se formou na Universidade Heidelberg em 1922, onde obteve um doutorado em filologia, e chegou a escrever um romance expressionista na década de 20 do século passado. Segundo a Britannica, ele não foi anti-semita desde o início —tendo chegado inclusive a se envolver com uma mulher de ascendência em parte judia.

Em 1924, Goebbels ficou amigo de membros de um grupo nacional-socialista e chegou a se tornar administrador distrital do NSDAP (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores da Alemanha, na sigla em alemão) em Elberfeld e foi editor da revista quinzenal do partido. Em 1926, Hitler o indicou para ser líder distrital em Berlim.

O secretário da Cultura, Roberto Alvim, tem uma gestão marcada por polêmicas - NELSON ALMEIDA / AFP

Em 1928, Hitler nomeou Goebbels como diretor de propaganda do partido para toda a Alemanha. Ele começou a criar o mito em torno da figura de Hitler e a instituir os eventos e manifestações do partido, que acabaram por disseminar as idéias do nazismo no país.

Entre 1937 e 1938 ele se envolveu com uma atriz tchecoslovaca, que quase lhe custou a carreira no partido e seu casamento.

Em 30 de abril de 1945 ele assumiu o cargo de chanceler, seguindo o testamento deixado por Hitler.

Fonte: Enciclopédia Britannica

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto afirmou incorretamente que a cidade de ​​Rheydt fica no leste da Alemanha. Rheydt fica no oeste alemão. A reportagem foi corrigida.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.