Governo define as quotas de exportação de carros para o México; veja
Foram definidas as quotas, em dólares, que cada montadora poderá exportar em veículos para o México como parte do novo acordo automotivo, revisto em março. A medida atinge veículos leves fabricados no Brasil.
As quotas de exportação para o Brasil serão definidas pelo México.
O Brasil poderá exportar US$ 1,45 bilhão em veículos ao México até a 18 de março de 2013. De 19 de março de 2013 a 18 de março de 2014, esse valor subirá para US$ 1,56 bilhão. Na sequência, de 19 de março de 2014 a 18 de março de 2015, a cota passará para US$ 1,64 bilhão. Depois dessa data, não haverá mais limite para a exportação.
Novo regime permitirá que montadoras escapem de aumento do IPI
De acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o principal critério utilizado para a distribuição foi o histórico de exportações das empresas para o México nos últimos três anos.
"Assim, 60% do valor da quota (correspondente a US$ 870 milhões do valor estabelecido no primeiro período) será distribuído às empresas de forma proporcional às operações realizadas por elas nesse período [últimos três anos]", informou.
Os 40% restantes serão divididos em mais duas quotas de 20% cada. A primeira será distribuída em parcelas iguais para todas as empresas exportadoras. A Secex afirma que isso irá garantir as previsões de aumento de exportações das empresas e possibilitar a participação daquelas que não haviam exportado ao México nos últimos anos. Ao todo, dez empresas irão dividir US$ 290 milhões.
Com essa fórmula (a quota de 60% somada à de 20%), a divisão ficará assim:
MONTADORA | QUOTA (em US$) |
---|---|
Ford | 176.045.051 |
GM | 118.809.056 |
Honda | 141.262.886 |
Iveco | 29.000.000 |
MAN Latin America | 36.828.956 |
Mercedes-Benz | 29.000.000 |
Renault | 155.435.708 |
Toyota | 30.018.248 |
Volkswagen | 384.443.198 |
Peugeot-Citroën | 19.378.641 |
Fonte: Secex
Os outros 20% (também US$ 290 milhões) serão reserva técnica para distribuição conforme solicitação de novos exportadores ou das empresas já beneficiadas que tenham encerrada a parcela inicial.
Com a revisão, também foi modificado o Índice de Conteúdo Regional dos veículos comercializados entre os dois países, sendo estabelecidos os percentuais: de 30%, a partir de 19 de março de 2012; de 35%, a partir de março de 2013; e de 40%, a partir de março de 2016.
Em nova, a Anfavea (associação das montadoras) informou que o novo regime automotivo irá valorizar a produção nacional, estimular a inovação e desenvolvimento tecnológico e incrementar os investimentos da indústria automobilística no país.
"A expectativa da Anfavea é de que o novo regime automotivo, associado à políticas setoriais e estruturais de competitividade, possam promover o fortalecimento e o adensamento da cadeia industrial automotiva e consolidar o Brasil também como produtor automobilístico de classe mundial."
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