Ao encontro do que leitores preferem, 'NYT' adota HTML5
O "New York Times" lançou ontem um aplicativo para tablets baseado na web, no padrão HTML5. Descrito como "experimental" e com serviços restritos, o app vai na contramão da estratégia do jornal até então, de desenvolver versões específicas para iPhone e iPad, da Apple, Android, do Google, e Windows Phone, da Microsoft.
O aplicativo está disponível diretamente no endereço app.nytimes.com, desde ontem, só para assinantes.
O jornal nega, mas a decisão foi recebida como primeiro passo para seu afastamento das grandes empresas de tecnologia, que cobram até 30% para vender os apps em suas lojas on-line.
Mais precisamente, poderia levar ao rompimento com a Apple. "O 'NYT' não tem planos de remover" seu aplicativo da App Store, prometeu o jornal, em nota.
No ano passado, o "Financial Times" também lançou um web app e, logo em seguida, retirou da App Store seu aplicativo em iOS, o sistema da Apple. O jornal financeiro britânico vem servindo de modelo para o "NYT" em ações no ambiente on-line, como a adoção de um "paywall" (muro de pagamento) poroso, para as assinaturas on-line.
Além do "FT", o "Boston Globe", que é do próprio "NYT", apostou num web app no ano passado. Também a Folha desenvolveu seu aplicativo no padrão HTML5, lançado no final de 2011.
De início limitado ao browser para tablets da própria Apple, o Safari, o web app do "NYT" vai ganhar uma versão para o Chrome, do Google, "brevemente", segundo a editora de plataformas emergentes, Fiona Spruill.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
PREFERÊNCIA PELA WEB
O analista de mídia Joshua Benton, diretor do Nieman Journalism Lab, da Universidade Harvard, anota que o anúncio vem no rastro de um distanciamento entre a Apple e o jornal -devido a uma série de reportagens sobre as más condições de trabalho nas fábricas dos aparelhos da empresa na China.
Benton também relaciona o lançamento do aplicativo baseado na web, que o próprio "NYT" admite ter corrido para lançar, com um estudo do instituto Pew que mostrou anteontem que os consumidores de notícias em aparelhos móveis usam mais o acesso direto pela internet do que os aplicativos, na proporção de dois para um.
E o movimento é crescente, segundo o levantamento, realizado junto com a revista "The Economist". No caso de tablets, 60% dos 9.500 adultos americanos ouvidos pela pesquisa disseram usar browser para acessar notícias, ante 40% no ano passado.
O estudo também identificou uma mudança no perfil dos tablets no país. O iPad, da Apple, que respondia por 81% dos aparelhos um ano atrás, caiu para 52%. Os tablets no sistema Android atingem agora 48%, sendo que o Kindle Fire, da Amazon, responde por quase metade -e 21% do total.
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