Mercado revisa para baixo PIB e produção industrial de 2013, indica BC
As expectativas do mercado para a expansão da economia e da produção industrial neste ano continuam a se deteriorar.
A mediana das projeções de cerca de cem analistas para o Produto Interno Bruto (PIB) recuou de alta de 2,28% para 2,24%, de acordo com o boletim semanal Focus, do Banco Central.
Ao vivo: acompanhe os destaques do mercado financeiro no liveblog do Folhainvest
Na semana passada, essa projeção tinha parado de cair após dez recuos consecutivos. A estimativa para a produção industrial cedeu de expansão de 2,10% para 2,0%. Essa expectativa piorou a despeito da alta de 1,9% da produção industrial de junho, divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês passado, o governo também revisou sua projeção de crescimento do PIB de 3,5% para 3%. Na ocasião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconheceu que a projeção do governo estava atrasada em relação à do mercado.
Os analistas mantiveram suas estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 5,75% e para a Selic em 9,25% ao ano ao fim de 2013.
A projeção para o IPCA de julho caiu de 0,05% para 0,04%. Nas projeções para 2014, as apostas para o PIB e a produção industrial seguiram as mesmas: 2,60% e 3,0%, respectivamente. A projeção para a inflação cedeu um pouco, de 5,88% para 5,87%.
A Selic deve seguir em 9,25% até o fim do próximo ano, de acordo com as expectativas do mercado.
TOP 5
A mediana de médio prazo das projeções dos analistas Top 5 --aqueles que mais acertam as previsões-- seguiram as mesmas. Para o IPCA, a estimativa é de 5,81% em 2013 e 5,97% em 2014. Para a Selic, 9,50% em ambos os anos.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
| Atualizado em 31/10/2022 | Fonte: CMA | ||
| Bovespa | +0,20% | 114.768 | (15h03) |
| Dolar Com. | -2,52% | R$ 5,1680 | (15h03) |
| Euro | -2,13% | R$ 5,1976 | (15h01) |

