Uber e gigante on-line se unem para ter serviço de transporte na Rússia
Seth Wenig/Associated Press | ||
Uber em Nova York |
A Uber e o Yandex, gigante da internet na Rússia, estão combinando suas operações de serviços de carros no país e na Ásia Central.
Nos termos do acordo, a Yandex Taxi, subsidiária do grupo Yandex, terá participação de 59% e a Uber terá participação de 37% na nova empresa, que ainda não tem nome.
A empresa também receberá uma nova injeção de capital —US$ 225 milhões da Uber e US$ 100 milhões da Yandex—, em uma transação que a avalia em US$ 3,4 bilhões, excluído o novo capital.
O acordo concede o controle do mercado ao grupo russo de buscas on-line, depois de anos de feroz concorrência.
A ação marca o segundo recuo da Uber em um grande mercado internacional, depois da venda de suas operações na China à Didi Chuxing, um ano atrás, e permitirá que a companhia deficitária melhore suas margens, ao encerrar as guerras de preços no mercado russo.
A decisão também representa a maior jogada estratégica da Uber desde a derrubada de seu controvertido presidente-executivo, Travis Kalanick, que deixou o cargo no mês passado por causa de pressão de investidores e de uma sucessão de crises que abalaram a companhia, avaliada em US$ 62,5 bilhões.
Tigran Khudaverdyan, o presidente-executivo da Yandex Taxi, comandará a nova empresa, que operará em mais cinco países, além da Rússia, e incluirá os serviços da Uber, Yandex Taxi e Uber Eats: Cazaquistão, Belarus, Azerbaijão, Armênia e Geórgia.
A Rússia vinha sendo um mercado desafiador para a Uber, que chegou tarde a um setor dominado pela Yandex Taxi e jamais conseguiu tomar a liderança.
A Yandex também contava com uma vantagem técnica crucial por causa do Yandex Maps, já que tecnologia de mapeamento é essencial para todos os serviços de transportes, e a Uber precisava depender de fornecedores externos para esse componente.
As duas empresas vinham se atacando mutuamente por meio de fortes descontos nos preços das corridas, recentemente, com o objetivo de ampliar suas fatias de mercado.
A Uber anunciou prejuízo de US$ 170 milhões no mercado russo como um todo.
A Yandex manteve a liderança, no entanto, e realiza duas vezes mais corridas que a Uber a cada mês, de acordo com dados fornecidos pelas empresas.
O modelo da Yandex Taxi é diferente do modelo da Uber, que em geral conecta motoristas autônomos a potenciais passageiros por meio de seu app.
Em contraste, a Yandex Taxi trabalha com frotas independentes de táxis, o que lhe propicia 20 mil motoristas em toda a Rússia, e une essas frotas sob a poderosa marca que a empresa desenvolveu por meio de seu serviço de buscas na web, que domina o mercado no país nesse segmento.
A nova empresa terá cerca de US$ 131 milhões ao mês em faturamento, de acordo com dados referentes a junho.
TÁXIS REGULARES
Ela ainda enfrenta dificuldades para combater o mercado de táxis regular da Rússia, que movimenta US$ 10 bilhões ao ano e é dominado por frotas de táxi e por táxis que operam clandestinamente. Khudaverdyan diz que a nova companhia deterá apenas 5% a 6% do mercado total de serviços de carros para passageiros.
Pierre-Dimitri Gore-Coty, que comanda as operações da Uber na Europa, Oriente Médio e África, disse que o acordo "ajuda a Uber a continuar construindo um negócio mundial sustentável".
Reduzir a exposição da Uber em mercados internacionais onde ela é deficitária é um passo chave no avanço da empresa rumo a um modelo de negócios mais sustentável, e talvez a uma oferta pública inicial de ações.
Ao converter suas operações na Rússia e China em participações minoritárias em empresas locais que agora detêm monopólio prático sobre o segmento em seus mercados, a Uber parece ter encontrado uma fórmula que pode permitir que recupere seu pesado investimento nesses países.
No acordo com a Didi Chuxing, negociado por Emil Michael, vice-presidente de negócios da empresa que terminou demitido, a Uber ficou com 20% de participação acionária na empresa combinada e um assento no conselho da Didi, além de receber um investimento de US$ 1 bilhão de sua ex-rival, em troca de abrir mão de suas operações chinesas.
No acordo com o Yandex, a Uber não só terá participação na nova empresa russa mas também promoverá a integração mundial entre os apps das duas companhias, o que significa que os clientes de ambas poderão solicitar serviços das duas empresas.
"A parceria não é boa só para as duas companhias, mas para os passageiros, motoristas e cidades da região", disse Gore-Coty. O faturamento combinado da nova empresa teria equivalido a US$ 131 milhões em junho.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
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