Ferrari planeja entrar no segmento de SUVs para tentar dobrar o lucro
A Ferrari estuda lançar um espaçoso veículo utilitário de quatro lugares como parte de uma grande campanha de expansão para além do tradicional nicho nos supercarros esportivos. A ideia é dobrar os seus lucros até 2022.
"Provavelmente vamos lançar [um SUV], mas ao estilo Ferrari", disse o presidente-executivo da lendária marca italiana, Sergio Marchionne.
O modelo é definido dentro da companhia como "o veículo utilitário Ferrari", depois de objeções anteriores de Marchionne ao desenvolvimento de um utilitário esportivo.
No primeiro trimestre de 2018, a empresa anunciará seu novo plano quinquenal, que deve incluir a entrada no segmento de SUVs.
O último plano quinquenal da empresa sob o comando de Marchionne, que deve se aposentar em 2021, terá por meta elevar as entregas anuais para além do limite de 10 mil carros que a empresa vem se impondo, que permite que a companhia opere sob normas de consumo de combustível muito menos rigorosas.
Segundo Marchionne, a unidade de Maranello, onde Enzo Ferrari fundou a empresa, há 70 anos, tem o potencial de dobrar sua produção.
Nos termos do plano, com normas ambientais mais severas, a companhia também fabricaria mais modelos híbridos a fim de elevar a eficiência energética de seus veículos e atrair novos compradores de alto poder aquisitivo.
Desde que assumiu o comando da Ferrari, em 2014, Marchionne, 65, vem pressionando por uma elevação no volume de produção e abandonou o limite anterior de 7.000 carros por ano que a companhia respeitava. Embora essa abordagem traga um risco de diluição do prestígio da marca, o executivo fez acompanhar o crescimento no volume de entregas por lançamentos exclusivos como o conversível LaFerrari Aperta, de US$ 2,1 milhões.
Ele agora quer acelerar seus esforços a fim de garantir a independência da Ferrari, em um momento no qual a indústria automobilística enfrenta o desgaste da transição para os carros elétricos.
Entre os projetos sob avaliação está um carro para a família, de quatro portas, que teria mais espaço que o atual GTC4Lusso, de duas portas.
A Ferrari de grande porte seria direcionada aos consumidores asiáticos, especialmente os chineses, e poderia contribuir com 2.000 unidades anuais para a produção da empresa.
FERRARI
2º tri de 2017
Faturamento
€ 920 milhões
Lucro
€ 136 milhões
Número de funcionários
3.115
Unidades entregues
2.332
Concorrentes: Maserati, Lamborghini, Porsche, Aston Martin, Maclaren
Livraria da Folha
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Atualizado em 17/04/2024 | Fonte: CMA | ||
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