Chinesa Didi Chuxing negocia compra de app de corridas 99

Crédito: Jason Lee/Reuters Didi Chuxing negocia compra de app de corridas 99
Didi Chuxing negocia compra de app de corridas 99

FILIPE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

A brasileira 99, dona de aplicativo para chamar carros particulares e táxis, negocia a venda de seu controle para a chinesa Didi Chuxing, que atua no mesmo mercado e que vem investindo em várias concorrentes da Uber.

Procurada, a 99 disse que não poderia comentar as negociações e que se manifestaria sobre o caso em momento oportuno. Segundo o jornal "O Globo", a compra teria sido concretizada por cerca de R$ 1 bilhão.

A Didi não respondeu a pedidos de entrevista.

De acordo com executivos do mercado de start-ups, o valor da negociação pode superar os US$ 500 milhões (cerca de R$ 1,63 bilhão) e pode colocar a 99 como primeiro "unicórnio" brasileiro.

O nome é dado para start-ups com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.

Entre os argumentos para o mercado estimar uma transação de valor tão elevado estão o fato de a 99 ter levantado US$ 200 milhões em investimentos apenas no ano passado –metade do valor em rodada liderada pela própria Didi, em janeiro.

Para que os investidores tivessem retorno satisfatório com a transação, seria preciso que se pagasse ao menos US$ 500 milhões, avaliou um investidor sob anonimato.

O acordo também seria um caso emblemático de venda de start-up no mercado brasileiro, em que negociações que superam os nove dígitos são raras. O caso mais emblemático já tem oito anos: a venda do Buscapé para o grupo sul-africano Naspers, em 2009, por US$ 342 milhões.

RIVAIS DA UBER

A Didi ganhou notoriedade mundial ao comprar a operação chinesa da Uber em agosto de 2016.

Em dezembro do ano passado, a empresa levantou US$ 4 bilhões junto a investidores para apoiar sua expansão internacional e desenvolvimento de tecnologias ligadas à inteligência artificial.

Entre as rivais do Uber em que a Didi já investiu estão Ola (Índia), Grab (Cingapura), Taxify (Estônia) e Careem, no Oriente Médio.

A compra da 99 faz parte de movimento da Didi para ampliar a atuação na América Latina. A empresa deve lançar uma operação no México neste ano.

A 99 informa ter mais de 300 mil motoristas e 14 milhões de usuários cadastrados em mais de 400 cidades brasileiras. A maior parte delas é atendida por táxis –o app foi lançado em 2012 exclusivamente na categoria.

Em agosto de 2016, quando se acirrava a disputa com a Uber, a companhia lançou a modalidade Pop, de carros particulares. A categoria funciona em mais de 30 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.

Além da Didi, entre os investidores da 99 estão o fundo brasileiro Monashees e grupos internacionais, como Softbank, RiverWood Capital, Tiger Global e Qualcomm Ventures.

RAIO-X DA 99

Fundação 2012
Faturamento Não informado
Funcionários mais de 1.000
Motoristas 300 mil
Principais concorrentes Uber, Cabify e Easy Táxi

RAIO-X DA DIDI

Fundação 2012
Faturamento Não informado
Funcionários mais de 5.000
Motoristas 21 milhões
Principais concorrentes Uber, Lyft, Ola e Grab

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