DE SÃO PAULO

O prazo para pagamento da 1ª parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) começa a vencer a partir de terça-feira (9).

A data vale para veículos com placas de final 1 (veja data limite para outras placas abaixo).

O imposto pode ser pago em cota única ou parcelado em três vezes.

Caso o pagamento integral seja feito em janeiro, há desconto de 3%. Se a cota única for paga em fevereiro, não haverá desconto.

O imposto é pago via banco. Podem ser usados canais de atendimento como guichê, caixa de autoatendimento e internet.

No caso de proprietários de veículos usados, é preciso ter em mãos o Renavam.

Donos de veículos novos (zero quilômetros) devem gerar guia de recolhimento no site da Secretaria da Fazenda. A guia também deverá ser gerada no caso de pagamento de imposto de anos anteriores.

CONSULTA

A partir deste ano o governo de São Paulo não enviará mais cartas avisando sob sobre o vencimento.

O proprietário de veículos usados deverá consultar digitalmente os valores e os prazos de pagamento, o que poderá ser feito na página da Secretaria da Fazenda ou em caixas eletrônicos de bancos.

Também é preciso informar Renavam e a placa do veículo para obter as informações.

Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Para dúvidas, são disponibilizados canais eletrônicos de atendimento, pelo número 0800-170 110 ou no Fale Conosco do órgão.

Erramos: o texto foi alterado
Versão anterior do infográfico mostrava data incorreta para pagamento da cota única com desconto para caminhões com placa final 0. Também não informava as datas da cota única sem desconto nem das 2ª e 3ª parcelas para as placas de final 2 a 0.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.